Usina da Paz
Foi publicado nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado do Pará, o protocolo de intenções assinado entre Governo do Pará e Vale para a implementação do complexo Usina da Paz em Parauapebas. Canaã dos Carajás também deverá receber uma unidade, assim como os sete bairros mais violentos de Belém: Guamá, Jurunas, Cabanagem, Terra Firme e Benguí. Marituba e Ananindeua também deverão ser contemplados.
Usina da Paz II
Leia mais:De acordo com o edital, os recursos financeiros necessários partirão de cada partícipe de acordo com a ação respectiva das partes signatárias. A vigência do protocolo é de três anos, podendo ser prorrogado caso haja interesse das partes. A assinatura do acordo ocorreu na última terça-feira (17) no Palácio dos Despachos e, de acordo com ele, a mineradora investirá R$ 102 milhões na construção das estruturas físicas. Os complexos deverão abrigar ações de políticas públicas para as comunidades. Deverão ser ofertados, por exemplo, cursos, oficinas, atividades culturais, de lazer e esportivas.
“Pérola do Araguaia”
Um total de 168 atendimentos jurídicos, que culminaram no ajuizamento e sentenciamento instantâneo de 163 ações judiciais, foi o saldo do projeto Pérola do Araguaia, ação social desenvolvida pela Vara Única de São Domingos do Araguaia, que tem à frente a juíza Pâmela Carneiro Lameira, e que atendeu a população das zonas rural e urbana do município na última semana. Entre as ações judiciais sentenciadas estão pedidos de restauração de registros públicos, emissão de segunda via de documentos, retificação de registros, divórcio, reconhecimento de paternidade, assento extemporâneo de nascimento e curatela.
“Pérola do Araguaia” II
O projeto ocorreu em três locais: na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, localizada na vila São Benedito, a mais de 25 km do centro de São domingos do Araguaia; na Escola Municipal Hernandes Miranda, na Vila Santana, também localizada na zona rural do município; e no Centro Tecnológico, local onde funciona o CRAS, localizado no centro da cidade de São Domingos do Araguaia.
Sarau na Câmara
A noite da última quinta-feira, 19, foi de festa no estacionamento da Câmara Municipal de Marabá, com a realização do o 4º Sarau Líteromusical, que se fundiu com o 80º Sarau da Lua Cheia, no mesmo espaço. O ponto alto foi o lançamento do 35º livro do professor e escritor marabaense Airton Souza “O Infinito Inteiro Dentro dos seus Olhos”. Ao abrir a noite cultural, o presidente da Câmara, vereador Pedro Correa Lima, disse estar alegre e emocionado.