Vigília diária
A equipe da Vigilância Sanitária (Divisa), junto com outros órgãos da Prefeitura de Marabá tem se desdobrado para fiscalizar o respeito às medidas do decreto em vigência sobre isolamento na pandemia. A parte mais difícil é fiscalizar os comércios que estão na lista dos essenciais, como mercados e farmácias em seus procedimentos de cuidado com os clientes e funcionários. E, também ficar de olho em quem não tem autorização de funcionar, mas está desafiando as normativas.
Vigília diária II
Leia mais:Para que tudo dê certo, a área urbana foi dividida em oito grandes áreas e, estas, em outros setores. As equipes tanto abordam locais que ainda não foram visitados, quanto retornam em quem já foi autuado, para saber se houve a adequação proposta. Mas no geral, a equipe acredita que as coisas já melhoraram bastante.
Olho nos supermercados
Um dos itens do decreto determina que só uma pessoa por família deve ser admitida dentro dos supermercados, mas está flagrante que a maioria, mesmo os maiores, não está cumprindo essa obrigação com rigor. Um deles até chegou a fazer dois dias de distribuição de senhas no estacionamento, o que estava dando certo, mas depois parou de fazê-lo. Infelizmente, o brasileiro vê a ida ao supermercado como um passeio, e quer levar toda a família, um hábito que no momento é altamente prejudicial.
Mudanças no ar
A agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou novas recomendações para o serviço de bordo em voos nacionais, seguindo protocolo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os alimentos devem vir em embalagens individuais e higienizadas uma a uma antes de serem entregues. A recomendação também vale para voos internacionais que partem do Brasil.
Mudanças no ar II
A Anvisa atualizou os protocolos sanitários nos voos e nos aeroportos com regras que valem desde o último dia 19. Nas filas de check-in e de embarque, os passageiros deverão manter distância mínima de 2 metros. A Anac alerta para a necessidade de uso de máscaras por funcionários e passageiros, nos aeroportos e durante os voos. Os procedimentos de desembarque foram alterados para evitar aglomerações.
PIS-Pasep
O Conselho Diretor do Fundo PIS-Pasep autorizou a distribuição aos participantes do saldo registrado na rubrica “Reserva para Ajuste de Cotas” em 30 de abril deste ano, somada às demais reservas e retenções. A decisão está publicada no Diário Oficial da União de ontem (20). De acordo com a resolução, a distribuição será efetuada mediante crédito na conta individual do participante, em 31 de maio de 2020, de valor correspondente a 1,2% do saldo da respectiva conta antes do crédito da atualização monetária.
PIS-Pasep II
O Fundo PIS-Pasep é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).