Correio de Carajás

Repórter Correio

Fato grave

O Presidente da Federação de Futsal do Pará (Fefuspa), Davi Leal, foi esfaqueado na manhã de sábado, dia 14. O caso aconteceu na sede da instituição, que fica no bairro do Curió-Utinga, em Belém. Segundo testemunhas, o criminoso chegou no local, pegou uma faca na cozinha e foi até a sala de Davi. Os dois entraram em confronto pelos corredores da sede. A suspeita é de que tenha sido uma tentativa de assalto.

Socorro

Leia mais:

O presidente da federação foi socorrido por vizinhos e uma equipe de arbitragem que estava chegando no prédio. Ele foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, na Travessa 14 de Março. Davi Leal teve ferimentos superficiais, recebeu atendimento médico e foi liberado.

Transporte

Dois em cada três brasileiros sofreram algum impacto relacionado à forma de deslocamento para o trabalho, de acordo com o Relatório Mobilidade apresentado nesta segunda-feira, 16, no primeiro dia do Summit Mobilidade 2022. A pesquisa mostrou ainda que cerca de 70% dos trabalhadores passaram por algum tipo de mudança no trabalho em comparação com o período anterior à pandemia de covid-19.

Home office

Além disso, grande parcela teve ganho de flexibilidade em decorrência da pandemia, conseguindo incorporar algum hábito saudável que persiste até os dias atuais, com destaques para atividade física, reeducação alimentar e home office. De acordo com o levantamento, 32% dos trabalhadores permanecem no modelo híbrido de trabalho, ou seja, com divisão de dias em casa e no escritório. Em comparação aos homens, as mulheres são as que mais atuam no modelo 100% remoto

Imunização

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda-feira (16), a 177.735.918, o equivalente a 82,73% da população total. Nas últimas 24 horas, 27,2 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Imunização II

Entre os mais de 177 milhões de vacinados, 165,2 milhões completaram o esquema vacinal primário (duas doses ou vacina da Janssen), o que representa 76,91% da população total. Nas últimas 24 horas, 82,9 mil pessoas receberam a segunda aplicação e outras 7,2 mil o imunizante de aplicação única. A dose de reforço foi aplicada em 89,7 milhões de brasileiros, ou 41,76% da população total. Até o momento, 2,2 milhões receberam o reforço extra da quarta dose. Somando todas as vacinas aplicadas, o Brasil administrou 493,9 mil doses nesta segunda-feira.

Envelhecida

No momento em que o mundo busca formas de reduzir a emissão de poluentes no segmento de transportes e muitos países oferecem incentivos para o consumidor comprar um carro elétrico, a frota brasileira de automóveis está ainda mais velha. Composta basicamente por modelos a combustão, ela polui mais, causa mais acidentes e engarrafamentos. Hoje, 23,5% dos automóveis que circulam no País têm até cinco anos de uso, os chamados seminovos. Há dez anos, essa fatia era de 43,1%.

Envelhecida II

Os mais “velhinhos”, acima de 16 anos de uso, passaram de 18,8% da frota para 19,4%. Os intermediários (de seis a 15 anos) eram 38,1%, em 2012, e hoje são 57,1%. Os dados são de estudo anual feito há mais de duas décadas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Em 2012, um veículo, de forma geral, poluía cerca de 50% mais do que um similar atual. Em termos de consumo, o atual é 22% mais eficiente, segundo Raquel Mizoe, diretora de Emissões de Veículos Leves da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Dengue

O número de casos de dengue disparou no Brasil, e o reagente usado para fazer o exame que confirma a doença está esgotado na rede pública e privada. Ao todo, em quatro meses, o Brasil superou os 544 mil casos de dengue registrados em todo o ano passado. De janeiro a abril, houve 654,8 mil notificações da doença.

Dengue II

O Ministério da Saúde não especificou a situação de cada região, mas confirmou que a reposição nacional só deve ser restabelecida em junho e que, no momento, está sem a entrega de novos kits moleculares para o diagnóstico da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o Ministério da Saúde, os insumos para tratamento têm sido enviados. Segundo o último boletim epidemiológico federal (semana 18, publicado na última sexta-feira), as notificações prováveis triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado (alta de 146,5%, passando de 307.133 para 757.068 casos).