Correio de Carajás

Repórter Correio 07/01/20

Ponte do Moju

Quem viaja para Belém não vê a hora de ficar pronta a segunda ponte do Rio Moju, derrubada parcialmente em abril de 2019. O Governo do Pará mantém a previsão de entrega da obra ainda neste mês de janeiro. O final de semana começou a fase final, para colocação do último par de estruturas de sustentação. Presidente do Crea Pará, o engenheiro civil marabaense Renato Milhomem esteve no canteiro de obras ontem, acompanhado de outros colegas.

Ponte do Moju II

Leia mais:

De acordo com Milhomem, foi verificado o avanço dos serviços e relatado “in loco” o índice zero de acidentes. “Algo extraordinário em se falando de uma obra de alta complexidade”, postou. Segundo ele, as soluções encontradas pela empreiteira estão tornando esta obra a ponte estaiada a ser construída com menos tempo na América Latina.

Vergonha

Um caminhão tombou a 6km de Xinguara, às proximidades do frigorífico Mafripar, na BR-155 e o que foi visto em sequência é de envergonhar a humanidade, porém uma cena comum nas beiras de estrada no Pará: dezenas de pessoas pararam seus veículos e foram saquear a mercadoria transportada. Eram itens de mercearia e armarinho, além de hortifrúti. Nem a filmagem de um único homem indignado com a cena, inibiu os demais que levavam os sacos nas costas na correria, antes da chegada da polícia.

Feriados

O ano de 2020 promete mais dias de descanso do que 2019. Dos nove feriados nacionais, oito caem em dias de semana e seis podem ser emendados com sábados e domingos. Além dos feriados nacionais, a lista inclui os pontos facultativos como Carnaval e Corpus Christi. Estão de fora da lista os feriados estaduais e municipais. As exceções aos feriados colados ao fim de semana são 1º de janeiro (Confraternização Universal), que caiu em uma quarta-feira; e 21 de abril (Tiradentes), que será em uma terça-feira.

Feriados II

A Paixão de Cristo (sexta-feira) será no dia 10 de abril. A segunda-feira e a terça-feira de Carnaval cairão nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente. Além desses dias, os brasileiros poderão emendar com o fim de semana o Dia do Trabalho (1º de maio) que cai numa sexta-feira, assim como o Natal (25 de dezembro). Para quem não gosta das segundas-feiras, a boa notícia é que os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de finados (2 de novembro) cairão nesse dia da semana.

Na bronca

Com tanto feriado, há quem preveja perdas econômicas. “O varejo nacional deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa de feriados nacionais e pontes ao longo do ano. O total é 53% maior do que a perda prevista para 2019, de R$ 7,6 bilhões”, calcula a Federação do Comércio.

Comércio

Com o fechamento da sua loja na Cidade Nova, de frente com a Praça São Francisco, a Ricardo Eletro levantou ancoras e partiu de Marabá. Restou um aviso num papel colado na parede avisando do “encerramento das atividades” e deixando o número de telefone para quem tem parcela de carnê a pagar, ou cartão Losango.