Correio de Carajás

Repórter Correio 06/06/2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Imposto de Renda

Faltando menos de um mês para encerrar o prazo para prestar contas com a Receita Federal, pouco mais de 60% dos contribuintes do Pará já fizeram a declaração do Imposto de Renda 2020. Segundo a Receita, até as 10 horas desta sexta-feira (5), o estado havia enviado 380.398 declarações, o que corresponde a 62,5% de um total de 609 mil previstas. O alerta é para que o contribuinte não deixe o envio para última hora.

Imposto de Renda II

Leia mais:

“É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, afirma o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir. Ele afirma, ainda, que, quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.

Rio baixou

O nível do Rio Tocantins deve amanhecer hoje em 6,41 metros acima do normal, no maior recuo já registrado nas últimas semanas. Como mostrado aqui pelo CORREIO no início da semana, já havia areia da praia do Tucunaré à mostra. A extensão já está bem maior. Será um desafio para as autoridades, aliás, conseguir controlar e evitar a loucura do marabaense por praia no verão, sendo o balneário um conhecido espaço de aglomeração. Não será simples conter.

Corpus Christi

Como já vem sendo a realidade nas datas católicas deste ano, diante da pandemia, a programação do Corpus Christi também será online na Diocese de Marabá. É o que confirmou ao CORREIO o bispo dom Vital Corbelini. Os horários das celebrações via internet ainda serão confirmados, mas a data é quinta-feira (11).

Corpus Christi II

Apesar disso, segundo dom Vital, os párocos poderão  dar a comunhão eucarística com a ajuda dos ministros extraordinários da comunhão eucarística, e sem aglomerações, poderão ir com o santíssimo sacramento nas ruas. “É claro que a ida nas ruas será somente o sacerdote, com algumas pessoas da equipe litúrgica, utilizando-se de um carro. O povo permanecerá nas suas casas, sem aglomerações”, ponderou o bispo da Diocese.

Detran

A partir de segunda-feira (8), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retoma o atendimento ao público e, dentre os serviços oferecidos, está a vistoria de identificação veicular, um dos de maior demanda reprimida durante a paralisação em razão da pandemia da Covid-19. O Detran recomenda aos usuários do interior do estado o uso do agendamento prévio, através do Call Center, no número 154, e pelo webchat disponível no site do Detran: http://www.detran.pa.gov.br/).

Vistoria

O serviço de vistoria inclusive está descentralizado e há empresas credenciadas pelo órgão para realiza-lo. A expectativa do Detran é de que a população tenha maior comodidade e opções de atendimento, nessa retomada do serviço. Há unidades de Ciretrans que, cumprindo o decreto estadual de medidas de enfrentamento da Covid-19, estão com o atendimento reduzido em 50%, e nos municípios onde o lockdown foi prolongado os serviços permanecem suspensos. Em respeito aos critérios de prevenção contra a Covid-19, a previsão é de que sejam feitas 180 vistorias por dia, de 9 às 15 horas.

Vice-presidente em Marabá

Marabá receberá a visita do vice-presidente da República, o general da reserva Hamilton Mourão, nesta segunda-feira, dia 8 de junho, para o encerramento da atual fase dos trabalhos da Operação Verde Brasil 2. Ele vem na condição de coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal, órgão que está à frente das operações.

Vice-presidente em Marabá II

Além do general, a comitiva será composta pelos demais membros do conselho, entre eles ministro de Estado. A Seção de Comunicação Social da 23ª Brigada de Infantaria de Selva confirmou ao Correio de Carajás, a entrevista coletiva do vice-presidente sobre a Verde Brasil 2 ocorrerá no quartel do 52º Batalhão de Infantaria de Selva às 15 horas. Terão acesso apenas os jornalistas já credenciados previamente.

Operação

A Operação Verde Brasil 2 é destinada ao combate ao desmatamento e a outras atividades ilegais na Amazônia. Com o emprego de 3,8 mil militares das Forças Armadas, e ao custo de R$ 60 milhões, a ação ocorre até o dia 10 de junho em Marabá (PA), em Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT). Participam também 270 agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Há especulações de que o general Mourão possa anunciar na sua passagem por Marabá, a extensão do período das atividades. A conferir!

Pandemia

Durante audiência de conciliação ocorrida na manhã desta sexta-feira (5), por meio de videoconferência, representantes do governo do Estado apresentaram ao juiz federal Jorge Ferraz e a membros do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU) os critérios técnicos que embasaram todas as medidas adotadas pelo Pará, até o momento, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Pandemia II

Participaram da audiência o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer; os secretários de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adler Silveira; o procurador do Estado Daniel Peracchi; o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), Gustavo Costa; além do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho, e do pesquisador da Ufra Jonas Campos.

Homologado

Ao fim da reunião, por volta das 15h, a assinatura da ata registrou o acordo homologado judicialmente entre as partes. No documento, o Estado se compromete em registrar as reuniões do Comitê Técnico Assessor e a convidar para compô-lo outros pesquisadores das instituições de ensino, como Ufra, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), que tenham interesse em acompanhar as análises.

Comentários

Repórter Correio

Dicas digitais Promete ser um sucesso, neste domingo (26), em Marabá, o Workshop Dicas Digitais com o badalado Rapha Falcão.…

Repórter Correio

Vacinação em Marabá Em Marabá, o dia ontem foi dedicado à vacinação de pessoas acima dos 12 anos com primeira…

Repórter Correio

Ligado ao Pará Da altura de seus 81 anos de vida, o geólogo Breno Augusto dos Santos, descobridor do minério…

REPÓRTER CORREIO

Aprovados convocados A Prefeitura Municipal de Marabá convoca 10 candidatos aprovados no concurso Público Municipal de nº 001/2018 para, no…

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…