Correio de Carajás

Repórter Correio 05/09/2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ministério Público

A promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza foi indicada por unanimidade pelo Conselho Superior do Ministério Público do Pará, para remoção ao cargo da 10ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá. Ela ocupava a 67ª posição na lista de antiguidade da 2ª entrância. Já o também promotor Mauro Guilherme Messias dos Santos teve aprovada a remoção a 4º Promotor de Justiça de Parauapebas. Na mesma comarca, Vanessa Galvão Herculano vai assumir a 5ª Promotoria de Justiça.

Ministério Público II

Leia mais:

Para o cargo de Promotor de Justiça de Curionópolis, o Conselho Superior do Ministério Público do Pará aprovou a remoção do promotor de Justiça Fabiano Oliveira Gomes Fernandes. Enquanto que para assumir a 2ª Promotoria de Justiça Cível de Redenção, no sul do Pará, foi aprovado o promotor Harrison Henrique da Cunha Bezerra.

Gerador de energia

Possuindo duas das mais importantes hidrelétricas do país, o Estado do Pará é um dos que mais produzem e exportam energia elétrica da federação. Estando atrás apenas do Estado de São Paulo, que produz 12,24% da energia do território brasileiro, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica.  Cerca de 11% da energia consumida pela população do país é proveniente das centrais geradoras de energia existente no Pará. As principais são as hidrelétricas localizadas nos municípios de Tucuruí e Altamira/São Félix do Xingú que, juntas somam 97,6% do potencial energético de todo Estado.

Hidrelétricas

Além dessas, a região paraense ainda conta com outras unidades geradoras de energia, pulverizadas em diferentes regiões do Estado como a de Teles Pires e São Manoel, localizadas em Jacareacanga, Curua-Una, em Santarém, e outra em Tucuruí, porém com potencial menor comparado a UHET.

Pagador de energia

Apesar de toda essa importância estratégica para o País, o paraense parece fadado a ficar apenas com o ônus de toda essa geração, pagando uma das tarifas de energia mais altas do Brasil. A revolta é generalizada sempre que o assunto é analisado.

Pagamento via zap

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição deverá autorizar o funcionamento do recurso de pagamentos e transferências pelo Whatsapp. “Projetos como estes devem passar por um processo de aprovação. Quando o Whatsapp propôs o arranjo, entendemos que era um arranjo grande. Dissemos que como era grande e tinha várias dimensões, pedimos que entrassem no rito de aprovação como ocorre normalmente. E será aprovado”, afirmou o presidente do BC, em entrevista à rede de TV estadunidense Bloomberg.

Pagamento via zap II

Segundo ele, a análise do banco envolve a identificação de eventuais problemas que a operação possa trazer em sua implantação no país, tanto no aspecto concorrencial quanto nos direitos dos usuários. Em seu anúncio, realizado em junho, a empresa declarou que o novo recurso permitiria transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção da plataforma Facebook Pay.

Fiscalização

Por conta do feriado de 7 de Setembro, que acontece na próxima segunda-feira, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) vai intensificar a fiscalização do transporte hidroviário e rodoviário intermunicipal nos terminais e portos a partir desta sexta-feira (4). A operação tem como objetivo orientar os usuários e motoristas para as medidas de prevenção contra o contágio da Covid-19, assegurando a qualidade dos serviços prestados aos usuários paraenses durante as viagens.

Condenado

Jurados do 1º Tribunal do Júri de Belém, sob a presidência do juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, após sete horas de julgamento, votaram pela condenação de Raimundo Nonato dos Santos, 51 anos, mototaxista, pelo crime de homicídio qualificado praticado contra Maike Taison Leal da Silva, 23 anos, comerciário e atleta de handebol. A pena imposta ao acusado de 18 anos de reclusão será cumprida em regime inicial fechado.  Após a leitura da sentença condenatória, o juiz determinou a prisão do sentenciado para iniciar a execução da pena.

Aja máscaras

Esta eleição não vai ser igual àquela que passou. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai precisar de um total de 9,7 milhões de máscaras para garantir a segurança de mesários e dos eleitores nos locais de votação. A proteção facial não vai ser a única novidade da campanha deste ano: os eleitores poderão comparecer às urnas das 7 horas às 17 horas (considerando os horários locais), uma faixa ampliada em uma hora (antes, era das 8 às 17 horas), para reduzir o risco de aglomerações. Além disso, o tribunal vai orientar que os eleitores levem as próprias canetas para assinar o caderno de votação.

Eleições

Em agosto, o TSE lançou um edital em que solicita a doação de 9,7 milhões de máscaras – 7,5 milhões para mesários (que precisam trocá-las ao longo do dia) e o restante para o público que eventualmente comparecer às seções eleitorais sem a proteção. O TSE também quer 1,9 milhão de protetores faciais (conhecidos como “face shields” ou viseiras plásticas), 5,2 milhões de frascos de álcool em gel (com capacidade de 100 ml a 1L) e 1,9 milhão de canetas esferográficas de tinta azul. A Justiça Eleitoral pretende garantir canetas para cada eleitor, mas a ideia é que cada um leve a sua.

Comentários

REPÓRTER CORREIO

Aprovados convocados A Prefeitura Municipal de Marabá convoca 10 candidatos aprovados no concurso Público Municipal de nº 001/2018 para, no…

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…

REPÓRTER CORREIO

PASSEIO CICLÍSTICO Este sábado, 11, amanheceu com centenas de ciclistas ocupando a rodovia BR-230, a Transamazônica, no trecho que vai…

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no…

REPÓRTER CORREIO

Nova frota de ônibus O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou a chegada de oito novos ônibus…