Correio de Carajás

Repórter Correio 01/12/2018

Pará sob chuva

As áreas de instabilidade se intensificaram muito sobre o Pará nas últimas 24 horas e a chuva foi extremamente volumosa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima da costa norte do Brasil e voltou a influenciar o tempo, contribuindo para o aumento das nuvens carregadas. Municípios do nordeste do Pará, acumularam quase 150 mm de chuva nas últimas 36 horas.

Pará sob chuva II

Leia mais:

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 146 mm em Castanhal e 143,4 mm em Capitão Poço, no período entre às 9 horas de quinta-feira (29) e às 9 horas desta sexta-feira (30). É um volume bastante elevado para apenas 1 dia. O fim de semana vai seguir com grandes áreas de instabilidade sobre a Região Norte. “A ZCIT leva nuvens carregadas para o litoral do Pará e do Amapá, que se juntam à outras áreas de instabilidade, formadas pelo ar quente e úmido”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Empurrando com a barriga

O Detran do Pará solicitou ao Denatran a prorrogação da obrigatoriedade de adotar aqui no estado a implantação das novas placas modelo Mercosul. Alega não ter tido tempo para realizar as licitações e demais passos e quer deixar para março de 2019. Na verdade não levou a sério as resoluções 729 e 733/18, que determinam a implantação. Não é demais lembrar que para os motoristas a mudança será gradativa.

Vem Natal

Depois de um ano em que evitou usar o termo “crise” e que focou no trabalho, e até em inovação, o comércio de Marabá está confiante nas vendas de Natal. O período de melhores vendas promete ser um pouco melhor para as lojas em 2018. A conferir!

Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) muda de comando em breve. Está marcada para a terça-feira, dia 4 de dezembro, das 8 às 16 horas, a eleição para formação da lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça. Também para a definição dos membros efetivos do Conselho Superior do Ministério Público para o biênio 2019-2021.

Ministério Público II

A eleição será realizada por meio do sistema eletrônico Votus, que permite o registro de votos por meio de celular, computador, tablet e outros dispositivos móveis. Haverá transmissão ao vivo da votação e da apuração dos votos. Apesar de toda essa mobilização, a palavra final da escolha é do governador do Estado, que terá de decidir entre um dos três nomes mais votados.

Vestibular

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou o edital do processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2019. A seleção terá como base os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição 2018.

Vestibular II

No total, serão ofertadas 1.370 vagas, distribuídas nos campi Marabá (940); Rondon do Pará (100); São Félix do Xingu (120); Santana do Araguaia (70); e Xinguara (140). Dessas vagas, 1.180 serão disponibilizadas no primeiro semestre e outras 150 no segundo. O curso de Licenciatura em Letras/Português ofertará uma turma, com 40 vagas, durante o período intervalar entre os semestres.

 

Comentários

Repórter Correio

Curionópolis Primeira prefeita da história de Curionópolis, Mariana Chamon segue marcando sua passagem pelo cargo com obras estruturais importantes. Só…

Repórter Correio

Ponte do Araguaia Não tem um dia que não seja de trabalho na obra de construção da ponte sobre o…

Repórter Correio

Madeira Entre janeiro e maio de 2022, as exportações de madeira do Pará cresceram 89% em valor arrecadado e 4%…

Repórter Correio

Não resistiu O empresário Erivan Leite, muito conhecido como Erivan da Navire, nome da empresa de transportes que manteve em…

Repórter Correio

Coincidência O surgimento de uma menina perdida, de aproximadamente 10 anos de idade e com características muito similares a de…

Repórter Correio

Estudante haitiano Tão logo foi confirmada a morte do estudante haitiano John Peter Saint Fleur na Serra das Andorinhas, a…