Correio de Carajás

Marabá tem a 3ª melhor média em Redação no Ranking Enem por Escolas

A terceira maior média nacional de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, por Instituição de Ensino, é de Marabá. O Grupo Futuro Educacional Marabá obteve 893,04 na disciplina, ficando atrás apenas do Colégio e Curso Ponto de Ensino, do Rio de Janeiro, e do Sistema de Ensino Equipe Integrado Eireli – EPP, de Belém, que alcançou o primeiro lugar na classificação.

Grupo Futuro Educacional Marabá obteve 678,04 em Redação, terceira maior média nacional

As duas escolas estão, ainda, entre as 150 instituições nacionais com as melhores notas na classificação geral. A belenense aparece em 8ª e a marabaense em 138ª, sendo as duas melhores colocadas no Estado do Pará.

Primeiras colocadas no Estado do Pará

O ranking foi divulgado pelo Bernoulli Sistema de Ensino e é montado a partir da análise dos microdados divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

Leia mais:

Até 2015, o próprio Inep divulgava o ranking por escolas, mas em nota publicada no ano passado anunciou o encerramento da divulgação anual destas médias. A intenção da divulgação, inicialmente, era que as instituições tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas e pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos.

Acontece que as instituições utilizavam o ranking como marketing e para o Inep acabavam fazendo “propaganda falsa”, uma vez que não eram levadas em consideração questões socioeconômicas e quantidade de alunos inscritos no exame, por exemplo.

Na última divulgação oficial do Inep, o Grupo Futuro Educacional Marabá também aparecia como a melhor colocada na cidade, porém na 1.126ª localização, tendo galgado 988 posições em apenas dois anos.

Para chegar aos resultados divulgados nesta semana, o Bernoulli Sistema de Ensino considera os alunos do Ensino Médio apontados nos microdados Enem 2017 como “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2017” e, dentre estes, os participantes que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a zero em todas as provas objetivas.

PRIVADAS X PÚBLICAS

Das 33 escolas de Marabá que ofertam Ensino Médio e constam no Ranking, as sete primeiras são privadas. A escola pública melhor posicionada da cidade é a EEEM Pequeno Príncipe, que ocupa a 8.603ª posição nacional. A segunda é a EEEM Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na 11.121ª posição.

Ao todo, foram ranqueadas 23.565 escolas em todo o país. A pior colocada em Marabá é a EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, na 23.465ª posição, que também aparece como a terceira pior em todo o Estado do Pará.

(Luciana Marschall)