Correio de Carajás

Promotor de Marabá pede impeachment do próprio chefe, procurador geral de Justiça do Pará

Procurador-geral do Estado, Gilberto Martins — Foto: MPPA/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um pedido de impeachment e afastamento imediato contra o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, foi protocolado nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Pará. O protocolo ocorreu um dia após o procurador geral assinar uma ação contra o governador Helder Barbalho e mais oito pessoas, no caso da compra, com dispensa de licitação, de 400 ventiladores pulmonares, que foram entregues sem condições de uso. Ação civil pública movida por Martins também pede quebra de sigilo bancário e fiscal, além de indisponibilidade de bens do governador do Pará e outros réus, incluindo ex-servidores e representantes de empresa.

O autor do pedido de impeachment é o promotor de Justiça Alan Pierre Chaves Rocha, que atua na 11ª Promotoria de Justiça de Marabá, que cuida da Improbidade administrativa. No pedido, o promotor explica que faz a solicitação na condição de cidadão e baseado em informações obtidas através de meios de consulta pública. Chaves Rocha alega que o procurador “extrapolou limites o limite com gasto pessoal no primeiro quadrimestre de 2019, ao contratar 12 assessores jurídicos, para promotorias da capital, sem autorização da lei orçamentária. O promotor pede a saída imediata de Gilberto Martins da Procuradoria-Geral de Justiça e que ele seja inabilitado para exercício de cargo público por oito anos.

O pedido foi encaminhado para a Procuradoria do Poder Legislativo, que terá 15 dias para apresentar parecer jurídico sobre o caso.

Leia mais:

No fim do dia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, divulgou nota onde diz que a declaração do promotor Alan Pierre “é mentirosa e que a atual gestão não extrapolou o limite prudencial de gastos.” (Fonte:G1 com Redação do Portal Correio)

Mais

Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Durante a inauguração da Unidade Semiaberto Masculino de Marabá (com 200 vagas) e da Cadeia Pública de Marabá (306 vagas…
Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Por volta de meio dia desta quarta-feira, dia 12 de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá deu…
Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

O ex-secretário especial de Comunicação Social Fábio Wajngarten disse nesta quarta-feira (12) que tanto a pasta que comandou quanto o…
Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participa de uma série de eventos nesta quarta-feira (12) no município. A…