Correio de Carajás

Preço do peixe em Parauapebas é colocado em evidência na Semana Santa

Semana Santa pauta preço do peixe como assunto nas feiras de Parauapebas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Semana Santa comemora a ressurreição de Jesus Cristo e um dos costumes mais tradicionais na Sexta-Feira Santa (2 de abril neste ano) é o de não comer carne, em respeito ao sangue de Cristo derramado em sua crucificação. O consumo de peixe, mais que outros frutos do mar, cresce no período, e em Parauapebas a procura pelo alimento – e a preocupação com o preço – já começou.

O reajuste no valor já é sentido em Parauapebas, como na Feira do Produtor, onde Manoel Marques, que comercializa pescado há 20 anos, cita ter notado aumento por volta de 15% no valor do quilo da Dourada em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o comerciante de 56 anos afirma estar na expectativa de vender muito, uma vez que a Semana Santa sempre é um período próspero para ele.

Manoel Marques (56) e a Dourada, um dos pescados mais vendidos para a Páscoa

Segundo o escritório do O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no Pará, o preço do quilo do peixe em mercados municipais de Belém sofreu até 30% de reajuste entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, como foi o caso da Dourada, um dos peixes mais procurados pelos consumidores. Outros tipos de pescado muito requisitados como Filhote (22,37%) e Pescada Amarela (22,07%) também aumentaram de valor na capital paraense. Essas três espécies, segundo Manoel, são as mais procuradas no ponto de venda dele.

Leia mais:
Maria da Piedade (61) segue a tradição de Semana Santa mesmo com a alta nos preços

Maria da Piedade foi ao Mercado Municipal para comprar peixe e não deixou de se queixar dos preços considerados “bem abusivos” por ela. A dona de casa de 61 anos ainda pontuou que, apesar do valor, depois da pandemia, “o peixe foi o que menos subiu [de preço]” enquanto o resto da mercadoria “até triplicou”, chamando a atenção para a alta dos preços em outros itens alimentícios. Mesmo assim, comprou seis Bagres para a tradicional refeição da sexta – que será complementada com ovo, para economizar.

Carlos Antônio (47) considera o preço do peixe acessível até o momento

A diferença entre o reajuste sofrido pelo peixe em relação a outros alimentos também foi percebida por Carlos Antônio, operador industrial. Ao ser entrevistado pelo Correio de Carajás na Feira do Produtor, o homem de 47 anos diz que “apesar de tudo estar mais caro, como carne e óleo de cozinha, o peixe continua acessível”, adicionando que é normal o peixe ficar mais caro na semana de Páscoa. Perguntado quanto à sua preferência, disse que comprou Tambaqui e que também gosta muito do Pintado.

Raimundo de Oliveira (58) espera que as vendas aumentem após o lockdown

Com a Semana Santa coincidindo com o fim do lockdown, no último domingo (28), Raimundo de Oliveira tem esperança de que as vendas de peixe voltem a subir após período escasso para os comerciantes. Ele vende peixe há 30 anos em Parauapebas e em seu ponto, no Mercado Municipal, conta que estava vendendo bem antes da semana passada, quando as restrições de circulação de pessoas reduziram o fluxo de clientes. Ao passo em que se aproxima a Sexta-Feira Santa, a fé católica e a economia motivam a esperança de Raimundo e de outros feirantes. (Juliano Corrêa)

Comentários

Mais

Pará recebe remessa com 138 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira

Pará recebe remessa com 138 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira

O Pará recebeu na tarde desta quinta-feira (24) mais a 35ª remessa de vacinas contra Covid-19. Ao todo, foram enviados…
GOL faz promoção de passagens para Marabá nesta madrugada

GOL faz promoção de passagens para Marabá nesta madrugada

A GOL Linhas Aéreas está com sua clássica 12 horas de promoção de passagens aéreas, que começou na noite desta…
Banco do Brasil abre concurso público com 96 vagas para o Pará; confira

Banco do Brasil abre concurso público com 96 vagas para o Pará; confira

O Banco do Brasil abriu um concurso com mais de 4.400 vagas para todo o país, sendo 96 delas para o…
Obras no São Francisco em Cabrobó foram entregues por Dilma e Temer

Obras no São Francisco em Cabrobó foram entregues por Dilma e Temer

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:    São falsas as afirmações feitas em vídeo sobre o governo Bolsonaro ter concluído obras de…
SINOBRAS Florestal investe em parcerias para melhoramento genético da produção do eucalipto

SINOBRAS Florestal investe em parcerias para melhoramento genético da produção do eucalipto

O melhoramento genético das plantas e manejo silvicultural são extremamente importantes para a qualidade das plantações e consequentemente das atividades…
China planeja primeira missão tripulada a Marte em 2033

China planeja primeira missão tripulada a Marte em 2033

A China pretende enviar sua primeira missão tripulada a Marte em 2033, seguida de voos frequentes, de acordo com um…