Imagine pagar mensalmente por algo que você não tem. Os moradores da quadra 22 da Folha 22, do núcleo Nova Marabá, estão tão insatisfeitos com a iluminação do perímetro, que realizaram um abaixo-assinado com pelo menos 30 pessoas, a respeito de um poste de luz provisório, mas que já existe há mais de 20 anos e, apesar de várias reclamações, nunca foi trocado.
A reportagem deste CORREIO se informou sobre o assunto com moradores e pôde entender que eles não possuem iluminação no local. Segundo uma das moradoras, a área se torna muito perigosa porque a escuridão toma conta durante a noite e madrugada, o que põe em risco a segurança e, até a vida, dos que residem ali. Muitas crianças e jovens vão e voltam a pé da escola e faculdade, e isso tem preocupado os pais.
“Nós já entramos em contato com a Equatorial e com a Prefeitura, mas ninguém assume a responsabilidade sobre o poste, ficam jogando a culpa um para o outro e, enquanto isso, continuamos a pagar até R$30 por algo que não temos”, alega a moradora Nilde, acrescentando que há um excesso de fios pendurados no poste e, muitas vezes caminhões passam e os arrastam, entortando mais ainda o pilar.
Leia mais:Na foto enviada por ela à reportagem deste CORREIO, é possível ver que muitos fios estão realmente pendurados e até emaranhados no poste de metal.
A moradora afirma também que ao entrarem em contato com a Prefeitura para solicitar uma lâmpada para iluminar o local, a gestão afirma que não é possível fazer a instalação em um pilar de ferro, somente em um de cimento e, ao procurarem a Equatorial, não recebem nenhum retorno.
Procurada pela reportagem, a Equatorial se posicionou através de uma nota:
“A Equatorial Energia Pará informa que suas equipes técnicas estiveram na Quadra 22, da Folha 22, em Marabá, para realizar um levantamento de informações sobre o referido poste e demais estruturas que necessitem manutenção. Foram identificados quatro postes provisórios que serão substituídos por estruturas de concreto, oferecendo mais segurança e robustez ao circuito que atende a localidade.
A distribuidora orienta aos clientes que, em casos de postes avariados, registrem uma ocorrência pela central no telefone 0800 091 0196 ou presencialmente na agência de atendimentos, localizada na Folha 19 próxima à Praça da Criança, com fotos evidenciando a situação da estrutura”. (Thays Araujo)