Correio de Carajás

Polícia promete arrastão em locais de aglomeração na virada do ano em Marabá

Polícia Militar ampliou efetivo e viaturas para cobrir toda a área urbana em Marabá na virada de ano/ Foto: Divulgação PMPA
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Polícia Militar durante a Operação Festas Seguras intensificará o patrulhamento nas regiões de maior circulação de Marabá, para prevenir crimes e garantir o cumprimento do Decreto Estadual 800/2020, que torna mais restritivas a liberação de atividades econômicas e sociais, além de maior rigor no controle da fiscalização dos protocolos de prevenção e combate ao novo coronavírus, publicada na segunda-feira (28).

O coronel Dayvid Sarah, responsável pelo comando do 4° BPM, detalhou ao CORREIO, que a ação teve um incremento na terça-feira (29), ao deflagrar a Operação Super Overlord, abrangendo os cinco núcleos da cidade. Um efetivo extra de 18 motocicletas, 25 viaturas e 85 policiais militares participaram da fiscalização.  

“Tivemos um resultado positivo na questão da ostensividade, para que os índices e até chamadas do 190 tivessem uma redução de ocorrências, mas, a gente teve um aumento de denúncias”, destacou o comandante. Denúncias essas que puderam ser atendidas instantaneamente, principalmente nas áreas da Velha Marabá, Vila do Rato, Mangueira, citou ele.

Leia mais:

O comandante pontou ainda, que as informações repassadas pela população aliadas as estatísticas da polícia, direcionam os locais do patrulhamento, no entanto, a Operação não se concentra apenas nos locais onde as ocorrências estão sendo concentradas, o policiamento trabalha de forma repressiva e preventiva nas áreas adjacentes, explicou. 

Dayvid informou, ainda, que Marabá terá reforço no policiamento a partir da quarta-feira (30), até o dia 3 de janeiro do próximo ano. “A intensificação das nossas operações principalmente no dia 31 de dezembro, na virada do ano, nos pontos aonde possivelmente pode haver a concentração de pessoas”, disse. Mais de 120 policiais militares nas ruas, “só na área do quarto batalhão”.

O comércio marabaense também ganhou reforço no policiamento desde a semana passada. O comandante citou que os pontos de atuação, assim como os horários de intensificação das rondas, são baseados nos horários de maior fluxo de pessoas, já que o objetivo do trabalho policial é importante para fazer a prevenção, para evitar aglomeração durante a pandemia.

A operação está sendo executada em todo o Estado e integrada com os demais órgãos de segurança, principalmente os de trânsito e guardas municipais.

DECRETO

O decreto traz determinações e novas regras para eventos no período de 31 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, em todo o Estado. De acordo com a legislação, os municípios devem respeitar as taxas de ocupação e os limites de pessoas impostos.

Para cidades de regiões em bandeira azul, os eventos estão liberados com taxa de ocupação em 100%, sem limite de pessoas; àqueles em bandeira verde, ficam liberados eventos com taxa de ocupação em 50%, respeitando o limite de até 200 pessoas; em bandeira amarela, estão autorizados eventos com taxa de ocupação em 30% e limite de até 150 pessoas nos estabelecimentos; no caso das regiões em bandeiras laranja, vermelha e preta, os eventos estão proibidos. (Theíza Cristhine e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Servente é acusado de abusar de criança durante o trabalho

Servente é acusado de abusar de criança durante o trabalho

Uma ocorrência em residência do Bairro Beira Rio, em Parauapebas, nesta quinta-feira (14) resultou na prisão de Risomar Raimundo Oliveira,…
Idoso foi baleado ao tentar entregar o celular

Idoso foi baleado ao tentar entregar o celular

O idoso Albertino Pereira Gomes, 62 anos, foi baleado ao tentar entregar o celular durante um assalto. Segundo testemunhas, ele…
Quinze disparos tiram vida no Liberdade

Quinze disparos tiram vida no Liberdade

Durante a noite desta quarta-feira (13), cerca de dez a quinze disparos foram ouvidos no Bairro Liberdade, em Parauapebas. O…
Preso por assassinato de agente da PF muda versão

Preso por assassinato de agente da PF muda versão

Preso na noite de domingo (10), acusado de envolvimento no assassinato do agente da Polícia Federal, Ramon Santos Costa, o…
Dois presos não retornam de “saída temporária” em Marabá

Dois presos não retornam de “saída temporária” em Marabá

Entre os 2.559 presidiários do Pará, que tiveram o direito à saída temporária dos Dia dos Pais, pelo menos dois…
Polícia investiga crime no Bairro da Infraero, em Marabá

Polícia investiga crime no Bairro da Infraero, em Marabá

Acerto de contas ou vingança. Essas são duas das hipóteses sobre os motivos que levaram dois homens a assassinar o…