Correio de Carajás

Polícia prende dois envolvidos no assalto a banco

Acusados foram apresentados na sede da DRCO em Belém/ Foto: Divulgação/Polícia Civil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Polícia Civil do Pará apresentou na sede da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), os presos Humberto Herbet de Oliveira Rodrigues e Enilson José da Silva Machado, de apelido Brabo, envolvidos no assalto à agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), em Viseu, nordeste paraense. O crime ocorreu em 6 de novembro do ano passado. As prisões foram realizadas por policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Anti-sequestro (DRRBA) e da Delegacia de Polícia Civil de Viseu. As ordens de prisão preventiva foram expedidas pela Justiça do município de Viseu. As prisões foram realizadas na segunda-feira, dia 14.

Com as prisões de Humberto e Enilson, já são oito pessoas presas por envolvimento no assalto ao Banpará de Viseu. Dos oito presos, cinco têm participação direta no assalto e três atuaram como apoio logístico ao grupo de assaltantes, tanto no apoio da fuga como no levantamento de informações preliminares sobre a rotina do banco. Os presos são apontados como integrantes de uma associação de assaltantes de banco que atua na modalidade conhecida como “novo cangaço” ou “vapor”. Na ocasião do crime, cerca de 10 homens com armas de grosso calibre, entre fuzis, carabinas e escopetas, chegaram ao município realizando disparos e depois fizeram clientes do banco como reféns para, em seguida, subtraírem dos cofres da agência valores em dinheiro.

O grupo saiu em fuga pela mata, após liberar os reféns, tomando direção do rio Gurupi. Logo após o roubo, foi preso em flagrante pelas equipes da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado) e da COE (Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar) um dos integrantes do grupo de assaltantes. Silvio Gonçalves, de apelido Balica, que mora em Viseu, revelou, em depoimento, ter participado do assalto na função de “mateiro”, que é o responsável em ajudar os comparsas na fuga por dentro de área de mata. Alguns dias após o crime, explica o delegado Fausto Bulcão, titular da DRRBA, foram presos na cidade de Bragança, Gilvan Vieira Lobato, Gilney Vieira Lobato e José Maria Rodrigues dos Reis, que tiveram participação direta no assalto.

Leia mais:

Com eles, os policiais apreenderam R$ 217 mil, além de armas de fogo, munições, máscaras, veículo e roupas utilizadas no crime. O desenrolar das investigações demonstrou a participação direta de outras pessoas no crime, dentre elas, os presos Humberto Rodrigues e Enilson Machado, que atuaram tanto na organização anterior ao crime quanto na rendição da agência e subtração dos valores. Por esse motivo, destaca o delegado, houve o deferimento dos mandados de prisão preventiva pela Justiça. Os presos estão à disposição da Justiça. As investigações continuam para prender outros envolvidos no assalto e elucidar por completo o crime. (Da Redação)

Mais

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Um mistério cerca um homicídio ocorrido às 20 horas desta sexta-feira (14) no Núcleo São Félix, especificamente no Residencial Tocantins,…
Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

A colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete tirou a vida de Aldecir Simão Borges, de 44 anos de idade,…
Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Um policial militar foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto nesta sexta-feira (14), em Redenção, no sul do…
“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

A denúncia de uma “boca de fumo” levou uma guarnição da Polícia Militar a encaminhar para a Delegacia de Polícia…
Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

É confuso explicar os motivos que teriam levado Dheymisom Teodoro Santana a ameaçar uma mulher com um bebê, no Bairro…
Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Gedsom Souza Silva foi parar na 20º Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas após tentar fugir de uma guarnição…