Correio de Carajás

Armeiro vai preso em flagrante

“Almirante” foi preso e autuado em flagrante por descumprir o Estatuto do Desarmamento
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entre as prisões em flagrante realizadas esta semana em Marabá chama atenção o caso do armeiro Raimundo Mariano da Silva, muito conhecido em Marabá pelo apelido de “Almirante”. A Polícia Civil recebeu denúncia de que ele mantinha uma oficina clandestina de reparo de armas de fogo e ao checar a denúncia constatou que ele praticava a atividade ilegal na Folha 16 (Nova Marabá).

Foram encontradas na casa do acusado cinco espingardas, dois revólveres, além de muita munição e várias armas desmontadas. Além disso, quando a polícia fazia a revista no local, apareceu por lá um cliente de “Almirante”. Trata-se de Amauri Gomes da Silva, que chegou ao local com uma pistola calibre 380 na cintura. Ele levou a arma justamente para Almirante conserta-la, mas acabou foi perdendo a pistola.

Os dois foram autuados em flagrante, segundo informou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil. A diferença é que Amauri pagou fiança e responderá ao crime de porte ilegal de arma em liberdade, mas “Almirante” está preso porque no caso dele não cabe arbitramento de fiança, pois ele fazia prestação de serviços, fabricação ou comércio irregular ou clandestino em sua residência, conforme explicitado na Lei 10.826, de 2003, também conhecida como Estatuto do Desarmamento.

Leia mais:
Armas e munições foram apreendidas na oficina clandestina do armeiro na Folha 16

De acordo com o delegado Vinícius, a polícia chegou até o acusado por meio do Disque Denúncia, que informou a localização da casa que funcionava como oficina clandestina.

FURTO

Também na terça-feira, policiais militares prenderam Alessandra Sacramento Brazil, acusada de furtar objetos em uma loja do shopping Pátio Marabá, na terça-feira. Ela foi flagrada por seguranças do shopping que a imobilizaram e a entregam para a PM, que por sua vez encaminhou à Polícia Judiciária.

Segundo o delegado Vinícius Cardoso, a acusada já é reincidente nesse tipo de crime, por isso não houve como arbitrar fiança para ela, que foi autuada por ameaça e furto qualificado. O flagrante foi mantido ontem (16), na audiência de custódia, pelo juiz Marcelo Andrei Simão Santos, da 1ª Vara Criminal de Marabá.

TRÁFICO

Por volta das 23h30 de terça, uma guarnição da Polícia Militar composta pelo sargento Cícero e soldado Fontes, em ronda pelo no km 6, Nova Marabá, em fez algumas abordagens em suspeitos. Ao abordarem Renata Ferreira Campos, encontraram em poder dela 12 papelotes de crack. Segundo a polícia, Renata teria passagem por envolvimento em homicídio.

SAIBA MAIS

Veja o que proíbe o Artigo 17 do Estatuto do Desarmamento: “Adquirir, alugar, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, adulterar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

Parágrafo único. Equipara-se à atividade comercial ou industrial, para efeito deste artigo, qualquer forma de prestação de serviços, fabricação ou comércio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em residência.”

(Chagas Filho)

Mais

Madrugadas são marcadas por crimes e mortes em Marabá

Madrugadas são marcadas por crimes e mortes em Marabá

Na madrugada desta segunda-feira (10), Delegacia de Homicídios de Marabá foi informada, através do Núcleo Integrado de Operações Policiais (Niop-190),…
Van e bitrem se envolvem em acidente na BR-158

Van e bitrem se envolvem em acidente na BR-158

Uma van e uma carreta bitrem se envolveram em um acidente na Rodovia BR-158, nas proximidades do distrito conhecido como…
Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Uma confusão na Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá, terminou com uma mulher esfaqueada e outra presa na…
Agressor de mulher se arma com facões e ganha spray de pimenta da PM

Agressor de mulher se arma com facões e ganha spray de pimenta da PM

Cosmo de Brito Lacerda deu trabalho para a Polícia Militar após agredir a companheira, na madrugada desta segunda-feira (10), na…
Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Um homem, ainda não identificado, foi morto por um único golpe de faca desferido no Residencial Magalhães, no Núcleo São…
Após tentativa de assalto, dois morrem em intervenção policial

Após tentativa de assalto, dois morrem em intervenção policial

Antônio da Silva Costa, conhecido como Negão do 15, de 42 anos, e outro homem ainda não identificado morreram na…