Correio de Carajás

PM realiza ronda com abordagens na cidade

Abordagens foram feitas em pontos estratégicos elencados pelo banco de dados da PM/ Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com base na análise criminal das ocorrências policiais geradas no Sistema Integrado de Segurança Pública, no período de 1º a 15 deste mês, a Polícia Militar realizou, na noite de domingo (25), a Operação “Safe Streets”, que significa “Ruas seguras”. O objetivo da ação foi patrulhar preventivamente as ruas de Marabá. Durante as ações, bares, carros, motos, ciclistas e pedestres em atitudes suspeitas foram abordados.

Sob a coordenação do coronel Dayvid, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), a operação contou com efetivo também da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME) e do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II).

Na Operação foram empregadas nove viaturas e seis motos, desenvolvendo o patrulhamento nos núcleos da Velha Marabá e Nova Marabá. Foram abordados 15 pedestres, 14 carros, 21 motos, oito ciclistas e quatro bares fiscalizados.

Leia mais:

De acordo com o coronel Dayvid, apenas uma ocorrência no Km 7 (Nova Marabá), de lesão corporal, resultou em uma prisão em flagrante, cujo acusado foi levado à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

Coronel Dayvid: “Nós estamos preparando nossa tropa com orientações”

Ainda segundo o comandante do 4º BPM, a Polícia Militar não trabalha só, de modo que orienta as pessoas a registraram Boletins de Ocorrência, para que a PM faça a sua parte 4:23 até 4:50. “Nós estamos preparando nossa tropa com orientações, com palestras, com estudo dirigido para cada modalidade de crimes que nós observamos que têm maior frequência na nossa Marabá; e também a credibilidade do povo de Marabá que registram ocorrências que compõem nosso banco de dados”, explica o oficial.

Ainda de acordo com o coronel, a Polícia Militar continuará intensificando as operações, sempre de forma direcionada, dando apoio a todas as unidades do CPR-II; e haverá ainda uma preparação especial para a operação de segurança relativa às eleições municipais e também às festas de final de ano, que costumam exigir um esforço a mais da PM.

Além disso, coronel Dayvid deixa claro que a Polícia Militar vem mantendo as operações integradas com os outros órgãos públicos de segurança de Marabá.

Marabá recebe 85 viaturas novas

Já começaram a chegar a Marabá as novas viaturas que irão substituir toda a frota dos quarteis sob a jurisdição do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II). Ao todo, serão 85 viaturas, dentro do projeto político de segurança pública do Estado.

O coronel explica que, como as viaturas são locadas (e não compradas), isso facilita a situação dos policiais porque, à medida que algumas começam a apresentar defeitos, são logo substituídas por outras, durante o período de conserto. Além disso, continua ele, o policiamento é treinado para poder operar nessa viatura.

Das 85 novas viaturas, 32 ficarão no 4º BPM, devido sua grande área de abrangência/ Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o coronel Dayvid, assim que todas as viaturas estiverem em Marabá, será confirmada a vinda do governador Helder Barbalho, junto com o secretário de Estado de Segurança, Ualame Machado; e o comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo, para fazer a entrega oficial das viaturas.

A renovação de 100% da frota, com um acréscimo no número de viaturas, foi um compromisso firmado pelo coronel Benedito Tobias Sabbá Correa, assim que assumiu o comando do CPR-II, na segunda quinzena de agosto. As viaturas serão distribuídas entre os dois Batalhões de Marabá (4º e 34º), o 23º Batalhão sediado em Parauapebas e a Companhia Independente com base em Rondon do Pará.

(Chagas Filho e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Um homem identificado como Antônio Lemos da Silva e outro apenas pelo apelido de Neguinho morreram no Hospital Municipal de…
Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (17) no Bairro da Paz,…
Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar.…
Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça do Estado de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 17, em…
Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Izabel Suelen Costa de Oliveira é procurada por familiares e amigos desde que desapareceu no dia 4 de junho, no…
Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Infelizmente o racismo é muito enraizado no Brasil, e por conta disso, diversas pessoas negras são acusadas injustamente por crimes…