Com base na análise criminal das ocorrências policiais geradas no Sistema Integrado de Segurança Pública, no período de 1º a 15 deste mês, a Polícia Militar realizou, na noite de domingo (25), a Operação “Safe Streets”, que significa “Ruas seguras”. O objetivo da ação foi patrulhar preventivamente as ruas de Marabá. Durante as ações, bares, carros, motos, ciclistas e pedestres em atitudes suspeitas foram abordados.
Sob a coordenação do coronel Dayvid, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), a operação contou com efetivo também da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME) e do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II).
Na Operação foram empregadas nove viaturas e seis motos, desenvolvendo o patrulhamento nos núcleos da Velha Marabá e Nova Marabá. Foram abordados 15 pedestres, 14 carros, 21 motos, oito ciclistas e quatro bares fiscalizados.
Leia mais:De acordo com o coronel Dayvid, apenas uma ocorrência no Km 7 (Nova Marabá), de lesão corporal, resultou em uma prisão em flagrante, cujo acusado foi levado à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Ainda segundo o comandante do 4º BPM, a Polícia Militar não trabalha só, de modo que orienta as pessoas a registraram Boletins de Ocorrência, para que a PM faça a sua parte 4:23 até 4:50. “Nós estamos preparando nossa tropa com orientações, com palestras, com estudo dirigido para cada modalidade de crimes que nós observamos que têm maior frequência na nossa Marabá; e também a credibilidade do povo de Marabá que registram ocorrências que compõem nosso banco de dados”, explica o oficial.
Ainda de acordo com o coronel, a Polícia Militar continuará intensificando as operações, sempre de forma direcionada, dando apoio a todas as unidades do CPR-II; e haverá ainda uma preparação especial para a operação de segurança relativa às eleições municipais e também às festas de final de ano, que costumam exigir um esforço a mais da PM.
Além disso, coronel Dayvid deixa claro que a Polícia Militar vem mantendo as operações integradas com os outros órgãos públicos de segurança de Marabá.
Marabá recebe 85 viaturas novas
Já começaram a chegar a Marabá as novas viaturas que irão substituir toda a frota dos quarteis sob a jurisdição do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II). Ao todo, serão 85 viaturas, dentro do projeto político de segurança pública do Estado.
O coronel explica que, como as viaturas são locadas (e não compradas), isso facilita a situação dos policiais porque, à medida que algumas começam a apresentar defeitos, são logo substituídas por outras, durante o período de conserto. Além disso, continua ele, o policiamento é treinado para poder operar nessa viatura.
Ainda de acordo com o coronel Dayvid, assim que todas as viaturas estiverem em Marabá, será confirmada a vinda do governador Helder Barbalho, junto com o secretário de Estado de Segurança, Ualame Machado; e o comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo, para fazer a entrega oficial das viaturas.
A renovação de 100% da frota, com um acréscimo no número de viaturas, foi um compromisso firmado pelo coronel Benedito Tobias Sabbá Correa, assim que assumiu o comando do CPR-II, na segunda quinzena de agosto. As viaturas serão distribuídas entre os dois Batalhões de Marabá (4º e 34º), o 23º Batalhão sediado em Parauapebas e a Companhia Independente com base em Rondon do Pará.
(Chagas Filho e Josseli Carvalho)