Coronel Dayvid comandou operação que atuou em quatro núcleos da cidade/ Foto: Josseli Carvalho

Desde as primeiras horas da manhã da últimaquinta-feira (11), policiais militares lotados no 4º BPM deram início àOperação Marabá Segura, que atendeu aos núcleos da Velha Marabá, Nova Marabá,São Félix e Morada Nova, em 23 pontos de policiamento ostensivo. A operaçãoreuniu principalmente os novos policiais, que abordaram 64 pessoas, 28motocicletas, 19 automóveis, 11 vans e oito ônibus.

Na avaliação do coronel Dayvid Sarah, comandante do4º BPM, o objetivo da operação foi alcançado com a presença ostensiva da PM nasruas, evitando o cometimento de crimes e contravenções penais. Segundo ele, aoperação contou com 120 policiais que atuaram de moto, de bicicleta e também apé.

Ainda de acordo com ele, além da ação, as viaturasque tiram o serviço normal nas ruas da cidade continuaram fazendo seu trabalho.“A gente vai fazer um cinturão de segurança e aí durante os deslocamentos vamosabordando os elementos suspeitos”, explica o oficial, acrescentando que oscasos de crimes e contravenções penais foram encaminhados para a Polícia Civil.

Ações como esta têm ajudado na redução dacriminalidade no Estado. Prova disso é que, segundo a Secretaria de SegurançaPública do Pará (Segup), o número de homicídios registrou redução de 23% noEstado, nos 100 primeiros dias de gestão da segurança pública, em comparação aomesmo período de 2018. Os índices representam a preservação de 239 vidas.

Já nos casos de roubos, os 100 primeiros dias computaram uma redução de 28%, com 9.449 casos a menos neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os registros apontam 33.638 ocorrências em 2018 e 24.189 em 2019. “Essa é a melhor taxa de redução de roubos comparando todos os primeiros 100 dias desde 2010”, diz nota do governo do Estado. (Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)