Daniele Monteiro também confirmou o aumento de vagas para Medicina/ Foto: Josseli Carvalho

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) anunciou esta semanaa instalação do curso de licenciatura em Música. A confirmação foi feita pelacoordenadora da instituição, Daniele Monteiro. Segundo ela, a expectativa é deque o edital seja publicado em maio, seguido pela prova de habilitação no mêsde junho e início das atividades em agosto.

Ao CORREIO, a coordenadora também confirmou o aumento donúmero de vagas para o curso de medicina. De acordo com ela, serãodisponibilizadas mais 20, o que totalizará 40 vagas.

Feira Ecológica

Um levantamento feito pelo Ministério do DesenvolvimentoSocial (MDS) em 2017 mostrou que cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesada população brasileira são produzidos pela agricultura familiar. Por isso,para incentivar a produção de pequenos agricultores locais e o consumo dealimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, o Campus de Marabá, daUniversidade do Estado do Pará (Uepa) realiza frequentemente a Feira Ecológica.

Sempre no intuito de beneficiar a comunidade local, qualquercidadão de Marabá pode comprar legumes, verduras e hortaliças diretamente depequenos produtores rurais durante o evento, que já ocorre desde o ano passadoem parceria com a Comissão Pastoral da Terra e Assentamentos do Movimento SemTerra (MST).

Todos os produtos disponibilizados são orgânicos, produzidospor agricultores e familiares de algumas áreas próximas de Marabá, ligados aoMST (Movimento Sem Terra) e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No local, hádiversos produtos regionais, como castanha do Pará, açaí, cupuaçu, macaxeira,inhame, abacaxi, abóbora, ovos caipiras, entre outros.

Corrida universitária

Amanhã, dia 14, será realizada a 3ª Corrida Universitária de Marabá, uma realização de duas Instituições de Ensino Superior, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento esportivo já entrou para o calendário de corridas da cidade fazendo, inclusive, com que atletas de outros municípios venham participar. A iniciativa nasceu com a intenção de promover a corrida e caminhada como esportes no meio acadêmico, mas de forma que toda a comunidade pudesse participar. (Karine Sued, com informações de Josseli Carvalho)