Correio de Carajás

Parlamento Jovem é Instalado em Marabá

Estudantes do Ensino Médio que participam do projeto Parlamento Jovem em Marabá foram empossados na CMM

ESCOLA DO LEGISLATIVO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

 A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá realizou a sessão de diplomação e posse de 21 dos 29 membros do Parlamento Jovem, projeto que está sendo difundido pelo País por uma iniciativa da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). A diplomação ocorreu na segunda-feira, 30 de agosto.

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Pedro Corrêa; os vereadores Márcio do São Félix, Cristina Mutran e Frank do Jardim União; Rafael Laredo, secretário regional do Tribunal de Contas do Pará; Magno Barros, diretor da 4ª Unidade Regional de Educação; e a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva.

Márcio do São Félix representou o Parlamento adulto e disse aos jovens que eles terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a Casa do Povo. “O parlamento é onde se debate os problemas da cidade. A Elmar é uma referência nacional nas mais diversas áreas. Vocês compõem o primeiro Parlamento Jovem. Pela experiência, perceberão as dificuldades que os vereadores têm enfrentado em seus mandatos. Ao saírem daqui, a opinião de vocês será totalmente diferente, com o olhar mais criterioso e embasado”, avisou.

Leia mais:

Rafael Laredo disse que esse projeto foi levado à Câmara Municipal de Belém por ser muito bom. “Falar de juventude é falar de sonhos, e a sala de aula é um local para sonhar. Essa é uma missão de todas as instituições. E nós, do Tribunal de Contas, participamos disso, para que sonhos continuem a ser realizados”.

Magno Barros analisou que o Parlamento Jovem é um projeto relevante, principalmente nesse momento de grande embate democrático. “É bom termos jovens para ajudar a fortalecer a democracia. Um dos papeis da escola é trabalhar o conhecimento de fato, para sairmos do achismo, para não sermos facilmente manipulados. A educação liberta nessa questão. Temos de ter a preocupação de combater a ignorância, a ciência deve falar mais alto. Não podemos regredir ao tempo das cavernas”, salientou.

Gabriela Silva destacou a diferença do projeto Câmara Mirim para o Parlamento Jovem. Explicou que o primeiro ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, porque envolve alunos do ensino fundamental. Já o Parlamento Jovem é para os estudantes do Ensino Médio, que já votam, para trabalhar a questão política e participação ativa. “Ficaremos aqui até novembro”, anunciou.

A composição da Mesa Diretora ficou assim: MIlca Moares, presidente; Allysson Torres, primeiro vice-presidente; Gerson Alves segundo vice-presidente; Rafaela Oliveira como primeira secretária; Anny Estefany na segunda secretaria; e Thássila Oliveira na terceira secretaria.

“É notória a árdua tarefa do Poder Legislativo hoje. Devemos divulgar ao povo nossa verdadeira missão, que é fiscalizar, debater, discutir e promover leis, ou seja, legislar para essas pessoas, com foco em quem nos garante esse privilégio. Afinal, o poder vem do povo e deve ser devolvido ao povo”, disse Milca em seu primeiro discurso como presidente.

Comentários

Mais

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…
Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano…
Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Caçula põe irmão mais velho em enrascada

Um curioso caso de receptação (adquirir mercadoria proveniente de roubo ou furto) foi registrado na Vila Carimã, zona rural de…
Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Serviço que afeta grande parte da população, o transporte público de Marabá está sempre em pauta nas discussões políticas da…
Ministro defende aumento “modesto e moderado” para Bolsa Família

Ministro defende aumento “modesto e moderado” para Bolsa Família

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (15) um aumento “necessário” no programa Bolsa Família, de assistência a famílias de baixa…