Correio de Carajás

Parauapebas recebe turma de karatê voltada para público LGBTQIA+

Iniciativa parte de Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural e terá início na próxima segunda-feira (16)

O Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural (IDESC) oferecerá, a partir de segunda-feira (16), aulas de karatê em uma turma totalmente voltada para o público LGBTQIA+. A iniciativa partiu do presidente do projeto, Wanderson Silva, atleta homossexual da modalidade.

As aulas acontecerão na Escola Municipal de Educação Infantil Comecinho de Vida, localizada no bairro Rio Verde. Vinte alunos já fazem parte da primeira turma LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexo, Assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais).

Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, Wanderson relatou como surgiu a ideia. “O IDESC faz parte do coletivo unificado LGBTQIA+, que realiza a Parada Gay e a Semana da Diversidade em Parauapebas, e essa parceria trouxe um incentivo para trabalharmos em cima dessa pauta. Sabemos que o preconceito deixa muitos receosos de entrar no esporte”, explicou o presidente do IDESC.

Leia mais:

Wanderson esclareceu que a turma será transitória, e servirá como porta de entrada do público LGBTQIA+ para os outros níveis do karatê, podendo inclusive evoluir para a disputa de campeonatos dentro e fora do município. O atleta comemorou a grande procura recebida: “No início houve muito receio, muitas dúvidas… Agora quem já está inscrito na turma está muito empolgado e ansioso para começar as aulas”.

O presidente do IDESC não escondeu a satisfação de levantar a bandeira da representatividade no esporte que pratica desde os 11 anos de idade. “Sou a prova viva que o karatê, o esporte, a cultura e a educação transformam vidas. É gratificante ter o apoio dos meus professores, que me viram crescer dentro do Instituto”.

Ele relembra as dificuldades que o público LGBTQIA+ ainda recebe na sociedade. “No Brasil, dez pessoas entre gays, lésbicas e trans sofrem violência a cada hora. É essencial dar um espaço de representatividade para estas pessoas, e fico feliz de sermos pioneiros nessa iniciativa aqui dentro do município”, disse Wanderson.

Kimberly Souza é coordenadora do IDESC e também faz parte do público LGBTQIA+. Ela será aluna da nova turma do Instituto. “É uma honra fazer parte de uma iniciativa que traz representatividade para o esporte, principalmente nas artes marciais, dentro do nosso município. Gratidão resume! É muito importante para nós mostrar nossa presença e termos um espaço de inclusão”, diz a futura aluna, empolgada com a nova turma.

O IDESC é uma iniciativa no campo social e educacional fomentada por parcerias com entidades públicas e privadas dentro do município de Parauapebas, e é presidida por Wanderson desde 2019. O Instituto, localizado na Rua H, no bairro União, é responsável pelo projeto Karatê nas Escolas, que leva o esporte para a rede municipal de educação. (Juliano Corrêa)