Correio de Carajás

Bairro Tropical sofre com nuvens de poeira

Quantidade de água usada para assentar terra levantada por obras do projeto não resolve o problema

As obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) tomaram a cidade, e um dos bairros com maior concentração de obras no momento é o Tropical. O projeto tem a intenção de oferecer melhor qualidade de vida para a população, mas atualmente tem trazido mesmo é poeira para dentro de suas casas.

Os caminhões que transitam pelas ruas, ainda de chão batido, levantam nuvens de poeira e sujam todos os cantos de casas como a de José Vanderlei Leal, mototaxista. Ele conta que a obra que se localiza no bairro Tropical, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), está parada há mais de cinco anos, e que os caminhões entram e saem do local não por conta da sua continuidade, mas apenas para manutenção da lona dos veículos, que servem à obra no bairro Ipiranga.

José Vanderlei Leal tem a casa tomada pela poeira todos os dias (Imagem: Ronaldo Modesto)

“Falei com engenheiros e técnicos de segurança da obra, e me informaram que o caminhão-pipa que joga agua na rua deveria passar por aqui duas vezes por semana. Isso não tem acontecido, são 9h da manhã e a casa que foi limpa ontem já está cheia de poeira de novo. As crianças estão contraindo problemas de saúde, temos recém-nascido aqui, que já tem que fazer inalação” conta Vanderlei, dizendo que se o problema não for resolvido, bloqueará a via de entrada junto de outros moradores da Rua A8, em frente à abandonada obra da ETA.

Leia mais:

O mototaxista conta que o ideal seria que o caminhão passasse de uma em uma hora, pois o trânsito de caminhões no perímetro começa às 7h da manhã e segue até o fim da tarde.

Em nota oficial, a Prefeitura de Parauapebas informou que “as obras do Prosap para a recuperação e revitalização do Igarapé Lajeado mantém um caminhão-pipa diariamente no trecho para amenizar a poeira no local”, o que é observado em outros perímetros, porém não na Rua A8, onde mora Vanderlei.

Caminhão-pipa não atende a todo perímetro impactado por obras do Prosap no bairro Tropical (Imagem: Ronaldo Modesto)

Ainda segundo a nota, “a lavagem das vias é feita duas vezes por semana, de modo que o volume de água seja controlado para não afetar a terraplanagem da área”. O informe finaliza afirmando que “o Prosap possui um canal de relacionamento com a comunidade, em que os moradores podem solicitar informações, registrar queixas e tirar dúvidas diretamente pelo número de WhatsApp: (94) 99973-0476” e que as obras são temporárias. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)

https://www.youtube.com/watch?v=M4NmjIOcQCw&ab_channel=CorreiodeCaraj%C3%A1s