• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Parauapebas: MP recomenda limpeza frequente em viaturas, celas e delegacias

por Luciana Marschall
23/04/2020
em Cidades
Parauapebas: MP recomenda limpeza frequente em viaturas, celas e delegacias
12
Visualizações

Como medida de combate e controle do coronavírus, a promotora Magdalena Torres Teixeira, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Parauapebas, emitiu uma série de recomendações aos órgãos de Segurança Pública relacionadas à higienização de veículos, celas e unidades onde pessoas presas no município circulam, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Recomendou ao 23º Batalhão da Polícia Militar de Parauapebas e à Polícia Civil que seja feita a limpeza rotineira e constante de viaturas. Aos delegados, recomentou a higienização das celas de custódia e dependências das delegacias, além de instalação de pontos de higienização nas celas, fixando nas paredes as orientações e cartazes disponibilizados pela OMS.

Além disso, devem orientar detentos custodiados, informando-os da necessidade de higienização das mãos e do distanciamento uns entre os outros, para evitar a contaminação e propagação do vírus. Em caso de custodiados apresentarem sintomas ou comporem o grupo de risco da Covid-19, no período em que permanecerem nas dependências e sob a responsabilidade da autoridade policial, devem comunicar o fato no Auto de Prisão em Flagrante ao Juízo, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à OAB-Subsecção Parauapebas, ao Diretor do Presídio de Parauapebas e à Secretaria de Saúde Municipal.

A direção da Cadeia Pública de Parauapebas também foi recomendada a realizar a limpeza rotineira, reforçada e constante de viaturas utilizadas na transferência e locomoção de presos e servidores, assim como das celas e áreas comuns. A orientar os custodiados, informando-os da necessidade de higienização das mãos e do distanciamento uns entre os outros e a fixar em frente às pias das celas, cartazes informativos demonstrando a correta higienização das celas.

A Cadeia Pública ainda deverá, de maneira escalonada, seguir as orientações de higienização e distanciamento também no banho de sol dos internos. Em caso de custodiados apresentarem sintomas o fato deve ser comunicado imediatamente ao Juízo, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, a OAB-Subsecção Parauapebas e à Secretaria de Saúde do Município.

O custodiado também deverá ser levado imediatamente para atendimento na rede médico–hospitalar municipal e verificado se os demais ocupantes da cela estão apresentando os mesmos sintomas.

Com relação aos custodiados que integram o grupo de risco da Covid-19, deve-se requerer junto à Secretaria de Saúde do Município e a Vigilância Sanitária a vacinação da gripe com prioridade, bem como ser prestada assistência médica e serem mantidos separados dos demais custodiados em celas apropriadas. Também devem ser realizadas de forma rigorosa as demais vacinas pertinentes ao calendário anual.

Médicos, dentistas e enfermeiros que prestam serviços junto ao presídio devem ser orientados para que envidem esforços e observem diariamente a saúde dos detentos com o escopo de verificar se apresenta quadro relacionado à Covid-19.

Durante a chegada de novos custodiados ao presídio devem ser seguidas atentamente as orientações da SEAP/PA para a pandemia, separando de forma rigorosa os detentos provenientes de prisão em flagrante e transferências que chegarem em celas diferentes dos demais, obedecendo o período de isolamento de 14 dias.

O presídio deve providenciar alimentação de qualidade e balanceada, com o intuito de manter os custodiados com saúde e suas imunidades altas. Também orientar aos advogados, através de quadro ilustrativo e informativo afixado em local visível, com instruções de prevenção de contaminação e disseminação da Covid-19, no momento em que ingressarem nas instalações do sistema prisional e conversarem com os clientes, por meio do parlatório, de modo que reforcem as normas de higiene e prevenção.

Alertar para o uso de máscaras, álcool gel e higienização com água e sabão de servidores, terceirizados, custodiados e advogados que frequentarem o ambiente neste período. Encaminhar relatório detalhado e quinzenal ao MP da situação do Presídio de Parauapebas, informando as condições do local, as providências realizadas e a saúde física e mental dos presos.

Por fim, o MP recomenda à Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde do Município que auxiliem na higienização de celas e viaturas, nas Delegacias de Polícia e no Presídio de Parauapebas. (Luciana Marschall)

Comentários
Matéria anterior

Quarentena faz triplicar queixas de poluição sonora em Marabá

Próxima matéria

HMM tem duas alas para suspeitos de coronavírus

RelacionadaMatérias

Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol
Cidades

Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol

07/03/2021
56
Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras
Cidades

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras

07/03/2021
161
Marabá registra 702 casos de violência doméstica e Parauapebas 515
Cidades

Marabá registra 702 casos de violência doméstica e Parauapebas 515

06/03/2021
115
Próxima matéria
HMM Covid – Uma das alas do Hospital Municipal de Marabá preparadas para receber pacientes com covid-19

HMM tem duas alas para suspeitos de coronavírus

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019