Correio de Carajás

Parauapebas: Motoristas realizam nova manifestação contra o “Poupa” do 99

Motoristas fazem manifestação na manhã desta terça-feira
Motoristas fazem manifestação na manhã desta terça-feira/Fotos: Theíza Cristhine
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cerca de 300 motoristas por aplicativo de Parauapebas realizam nesta terça-feira (2) a segunda mobilização contra a categoria “Poupa” do aplicativo 99. A manifestação teve início às 8h na Rodovia PA-275, à altura do Bairro Rio Verde. A reivindicação continua a mesma, eles pedem que a opção seja desinstalada.

A mobilização resultou em lentidão no trânsito

“O combustível é só subindo, é só subindo e nossas corridas continuam no mesmo valor e o aplicativo cada dia é mais barato, porque a Poupa hoje é uma categoria que veio para quebrar com o motorista de aplicativo”, disse o motorista Gurval Leonias Costa ao Correio de Carajás.

Em Parauapebas, a novidade chegou no final de janeiro. A nova categoria apresenta valores ainda menores que a “Pop” e a promessa é de que as corridas custem até 30% menos em horários alternativos, fora de pico. Acontece que a cidade comercializa a gasolina mais cara do Estado do Pará e os motoristas defendem não ser viável trabalharem por valor ainda menor que o já praticado.

Leia mais:
Motoristas solicitam que o Poupa” do 99 seja desinstalado

Leonias destacou, ainda, que muitos motoristas entram no aplicativo sem saber utiliza-lo corretamente e acionam a nova categoria. “Aí arrebenta com todo mundo, entendeu? Essa corrida Poupa é muito barata”, lamentou. Ao longo da manifestação, outros motoristas eram abordados e orientados a não ofertarem o serviço na cidade.

Parauapebas possui, atualmente, uma média de três mil carros cadastrados no 99. Na última quinta-feira (28), uma primeira manifestação foi realizada nos mesmos moldes. O Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação do aplicativo desde a primeira mobilização. Nesta quarta-feira (3) foi encaminhada nota à redação. Segue o posicionamento, na íntegra:

“A 99 esclarece que está aberta ao diálogo e destaca que o motorista parceiro tem a liberdade de desabilitar a categoria 99Poupa, a qualquer momento e sem qualquer tipo de restrição. Ao aderir ao produto, o motorista ainda conta com a nova função “trip picker”, um recurso que permite ao condutor acessar uma lista de corridas disponíveis com o 99Poupa e optar pela que achar mais conveniente para aquele momento, seja por valor, ponto de partida ou destino, podendo maximizar ainda mais seus ganhos

O 99 Poupa foi uma das categorias que a 99 criou com o objetivo de minimizar a crise provocada pela pandemia. O serviço visa possibilitar novas opções de ganhos em períodos de baixa demanda e fora do horário de pico, além de garantir preço acessível e mais proteção no deslocamento de passageiros. No ano passado, a empresa investiu mais de R$ 150 milhões com o lançamento de novos produtos e ferramentas de segurança”. (Theíza Cristhine e Luciana Marschall)

Reportagem atualizada em 03/02/2021, às 15 horas, para inclusão de posicionamento do 99.

Comentários

Mais

MPPA firma Termo de Ajuste de Conduta para garantir material e ações educativas para alunos com autismo

MPPA firma Termo de Ajuste de Conduta para garantir material e ações educativas para alunos com autismo

A 13ª Promotoria de Justiça de Justiça de Marabá firmou no último dia 9 de junho, Termo de Ajuste de Conduta com…
MPF cobra cumprimento da Reforma Agrária e Regularização Fundiária a Eldorado do Carajás e INCRA

MPF cobra cumprimento da Reforma Agrária e Regularização Fundiária a Eldorado do Carajás e INCRA

O Ministério Público Federal (MPF) expediu nesta terça-feira (15) recomendações ao município de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará,…
SUS não recebeu vacinas prometidas por Wizard e Hang

SUS não recebeu vacinas prometidas por Wizard e Hang

Cem dias após o Brasil autorizar a compra e doação de vacinas ao SUS pelo setor privado, nenhuma dose foi…
Vacinas Sputnik V serão enviadas ao Brasil em julho, diz Camilo Santana

Vacinas Sputnik V serão enviadas ao Brasil em julho, diz Camilo Santana

As vacinas russas contra a Covid-19, a Sputnik V, serão entregues ao Brasil no mês de julho, conforme o governador…
PL prevê semana educativa no combate ao cerol em Parauapebas

PL prevê semana educativa no combate ao cerol em Parauapebas

Foi aprovado em Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Parauapebas nesta terça-feira (15) um projeto de lei que prevê…
Aneel prorroga proibição de corte de luz por inadimplência

Aneel prorroga proibição de corte de luz por inadimplência

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (15) que vai prorrogar por mais três meses a proibição de…