Correio de Carajás

Parauapebas: Motoristas realizam nova manifestação contra o “Poupa” do 99

Motoristas fazem manifestação na manhã desta terça-feira
Motoristas fazem manifestação na manhã desta terça-feira/Fotos: Theíza Cristhine
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 300 motoristas por aplicativo de Parauapebas realizam nesta terça-feira (2) a segunda mobilização contra a categoria “Poupa” do aplicativo 99. A manifestação teve início às 8h na Rodovia PA-275, à altura do Bairro Rio Verde. A reivindicação continua a mesma, eles pedem que a opção seja desinstalada.

A mobilização resultou em lentidão no trânsito

“O combustível é só subindo, é só subindo e nossas corridas continuam no mesmo valor e o aplicativo cada dia é mais barato, porque a Poupa hoje é uma categoria que veio para quebrar com o motorista de aplicativo”, disse o motorista Gurval Leonias Costa ao Correio de Carajás.

Em Parauapebas, a novidade chegou no final de janeiro. A nova categoria apresenta valores ainda menores que a “Pop” e a promessa é de que as corridas custem até 30% menos em horários alternativos, fora de pico. Acontece que a cidade comercializa a gasolina mais cara do Estado do Pará e os motoristas defendem não ser viável trabalharem por valor ainda menor que o já praticado.

Leia mais:
Motoristas solicitam que o Poupa” do 99 seja desinstalado

Leonias destacou, ainda, que muitos motoristas entram no aplicativo sem saber utiliza-lo corretamente e acionam a nova categoria. “Aí arrebenta com todo mundo, entendeu? Essa corrida Poupa é muito barata”, lamentou. Ao longo da manifestação, outros motoristas eram abordados e orientados a não ofertarem o serviço na cidade.

Parauapebas possui, atualmente, uma média de três mil carros cadastrados no 99. Na última quinta-feira (28), uma primeira manifestação foi realizada nos mesmos moldes. O Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação do aplicativo desde a primeira mobilização. Nesta quarta-feira (3) foi encaminhada nota à redação. Segue o posicionamento, na íntegra:

“A 99 esclarece que está aberta ao diálogo e destaca que o motorista parceiro tem a liberdade de desabilitar a categoria 99Poupa, a qualquer momento e sem qualquer tipo de restrição. Ao aderir ao produto, o motorista ainda conta com a nova função “trip picker”, um recurso que permite ao condutor acessar uma lista de corridas disponíveis com o 99Poupa e optar pela que achar mais conveniente para aquele momento, seja por valor, ponto de partida ou destino, podendo maximizar ainda mais seus ganhos

O 99 Poupa foi uma das categorias que a 99 criou com o objetivo de minimizar a crise provocada pela pandemia. O serviço visa possibilitar novas opções de ganhos em períodos de baixa demanda e fora do horário de pico, além de garantir preço acessível e mais proteção no deslocamento de passageiros. No ano passado, a empresa investiu mais de R$ 150 milhões com o lançamento de novos produtos e ferramentas de segurança”. (Theíza Cristhine e Luciana Marschall)

Reportagem atualizada em 03/02/2021, às 15 horas, para inclusão de posicionamento do 99.

Comentários

Mais

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…
Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, nesta sexta-feira (17), mais 700 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19, produzida no…