Correio de Carajás

Parauapebas: Mãe promove feijoada para custear cirurgia da filha

Patrícia Daniele da Silva, aos 17 anos, enfrenta mais uma batalha contra um cisto na parótida, localizado no lado direto do rosto. Será a terceira cirurgia da jovem que sonha em ter a aparência de antes, por isso a mãe, Rosângela Silva, fará uma feijoada beneficente no dia 14 de novembro. O intuito é arrecadar R$ 15 mil para custear cirurgia no município de Marabá.

“Meu sonho é conseguir fazer a cirurgia para ter de volta a minha felicidade, o meu sorriso, como era antes”, destacou Patrícia. A estudante do segundo ano do ensino médio confessa sentir vergonha da aparência, por isso, leva água de casa para não ter que sair da sala de aula e andar nos corredores da escola.

Afirma, entretanto, nunca ter sofrido bullying pelos colegas. “Até mesmo porque as pessoas que perguntavam para mim tentavam entender ao máximo a minha situação”, detalha.

Leia mais:

A jovem descobriu o cisto aos 13 anos e já foi submetida a duas cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, a mãe pontua que mesmo após os procedimentos o local do cisto continuava inchado.

Por isso, a tentativa agora é fazer o procedimento em um hospital privado, no intuito que o cisto seja retirado completamente e não volte a crescer. 

Feijoada

Rosângela sofre ao ver a filha reclusa em casa, não tendo uma vida comum à de uma jovem da idade dela. Disse ao Correio de Carajás que se o problema fosse nela pensaria em desistir, mas pela filha esta não é uma opção.   

A solução encontrada por ela, desta vez, é fazer uma feijoada beneficente, no valor de R$10. Os interessados podem adquirir pelos números de telefone: (94) 98422-3487/98423-7810. O evento será realizado na Avenida B, no Bairro Tropical, às 11h30, no dia 14 de novembro.  

Parótidas

As parótidas são duas glândulas salivares maiores localizadas na face, próximas à região das orelhas, uma em cada lado do rosto, com a função de secretar a saliva, auxiliando na mastigação e deglutição dos alimentos, iniciando o processo de digestão. Cerca de 25% do volume total de saliva é produzido na parótida.

No entanto, assim como diversas outras regiões do corpo, as glândulas parótidas também podem ser acometidas por tumores. Os principais sintomas são massa ou nódulo na região do rosto, próximo às orelhas, e dor, dormência ou fraqueza nos músculos do rosto.  (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)