Correio de Carajás

Marabá: Disque Denúncia lança Programa Linha Verde

Novo programa do Disque Denúncia atuará no apoio ao combate de crimes ambientais/Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta segunda-feira (19), a central do Disque Denúncia Sudeste do Pará fez o lançamento do Projeto Linha Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O objetivo é contribuir com o desenvolvimento socioambiental atuando nas áreas de conscientização ambiental e preservação do meio ambiente e estimular a comunicação ao poder público sobre atos ilícitos praticados contra o meio ambiente. Isso será feito por meio da criação de uma rede para que a operacionalização das informações seja realizada de forma mais rápida.

A população pode realizar denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, construções irregulares, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral irregular, desmatamento florestal, pesca irregular, desvio de curso dos rios, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo, aterramento de rios, lixo acumulado, dentre outros crimes relacionados ao meio ambiente no município de Marabá.

De acordo com a coordenadora do Disque Denúncia, Hellen Araújo, “o Linha Verde veio para dar visibilidade às questões ambientais, principalmente aos problemas que mais ocorrem na região de Marabá como queimadas e desmatamento que diante a essas ações antrópicas ocasionam problemas socioambientais, como mudanças climáticas, afugentamento da fauna e extinção da flora amazônica, assim como problemas a saúde da população, exemplo doenças endêmicas (malária, dengue e etc.)”.

Leia mais:

O crescente número de ligações relacionadas aos crimes ambientais como: poluição sonora que representa 46% das denúncias recebidas no período de janeiro a outubro de 2020, maus tratos contra os animais, queimadas; ameaças às áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação, impulsionou o programa Linha Verde e demonstra que a população está mais consciente de sua responsabilidade e participação na preservação da fauna e flora amazônica.

Em geral, os crimes ambientais são motivados por três fatores: certeza da impunidade; falta de informação e ausência de controle social da população.

Para realizar as denúncias anônimas a população pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android. (Chagas Filho – Com informações do Disque Denúncia)

Comentários

Mais

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Um homem identificado como Antônio Lemos da Silva e outro apenas pelo apelido de Neguinho morreram no Hospital Municipal de…
Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (17) no Bairro da Paz,…
Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar.…
Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça do Estado de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 17, em…
Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Izabel Suelen Costa de Oliveira é procurada por familiares e amigos desde que desapareceu no dia 4 de junho, no…
Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Infelizmente o racismo é muito enraizado no Brasil, e por conta disso, diversas pessoas negras são acusadas injustamente por crimes…