O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) emitiu Recomendação aos hospitais privados de Parauapebas solicitando que apresentem, em 48 horas, plano de contingenciamento em relação à pandemia do novo coronavírus. O documento, assinado pela promotora de justiça de Parauapebas, Aline Cunha, foi emitido no último dia 9 de abril.
Entre os hospitais privados notificados estão Yutaka Takeda, Santa Terezinha e São Sebastião que devem adotar as providências necessárias para garantir o direito à saúde e o atendimento da população durante a pandemia de Covid-19, informando ao MPPA todos os protocolos relativos aos pacientes suspeitos ou com coronavírus, inclusive na emergência.
Os hospitais particulares de Parauapebas deverão informar, ainda, como anda o estoque atual de Equipamento de Proteção Individual (EPI), se o material está disponível para as equipes e se as mesmas foram treinadas em relação ao uso do equipamento.
Leia mais:O MPPA recomendou também que os hospitais informem o número de leitos para os pacientes com Covid-19 e as medidas que serão adotadas caso os casos atinjam número elevado nos próximos meses.
Conforme a recomendação, os hospitais devem se preparar para garantir a separação dos pacientes de coronavírus e adotar todos os cuidados no manejo de corpos, caso os óbitos venham a ocorrer no município. (Ascom/MPPA)
Confira a recomendação na íntegra