Correio de Carajás

Parauapebas, Canaã e Marabá são destaque em geração de empregos

Na foto, a engenheira Rosana Belo, de 48 anos, contratado pela Vale para o setor de controle operacional - Foto: Divulgação

EM 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Municípios do sudeste paraense: Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá estão entre as cinco cidades que mais geraram saldo positivo de empregos no Estado de janeiro a maio deste ano segundo dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged). Orlando Rodrigues é um dos profissionais que foram contratados com carteira assinada nesse período, o paraense de 52 anos foi efetivado na Vale como operador de máquinas.

“É uma imensa satisfação estar empregado. Não está sendo fácil passar por esse período de pandemia ainda mais para quem está desempregado”, diz Orlando. Ele agora faz parte do quadro de pessoal da empresa Vale, que emprega mais de 32 mil trabalhadores entre próprios e terceirizados nas suas operações somente no Pará. No município, setores como serviços, construção civil, comércio e a indústria extrativa contribuíram para o resultado.

A engenheira Rosana Belo, de 48 anos, é outro exemplo de persistência e qualificação apta ao mercado de trabalho. Ela descreve aliviada o retorno ao mercado, após 1 ano e meio desempregada. “Já estava bem preocupada. Foram 17 meses sem recolocação, me senti aliviada”, conta a paraense contratada para o setor de controle operacional da usina de Carajás, em Parauapebas.

Leia mais:

O gerente de Recursos Humanos da Vale no Pará, Saulo Prazeres, fala sobre a oferta de oportunidades e reforça a necessidade de o candidato estar sempre buscando a sua qualificação. “Nesse cenário desafiador da pandemia, nos adaptamos, adotamos rígidos protocolos de saúde para continuar a operar e a ofertar oportunidades para todos os níveis. Também estamos ampliando o número de mulheres e pessoas com deficiências nas operações. E estar capacitado tecnicamente e aberto à inovar, a atuar com segurança e com respeito à diversidade são aspectos hoje fundamentais para entrar no mercado e crescer na carreira”.

QUALIFICAÇÃO

Além das vagas para emprego, que ficam disponíveis no site da empresa (www.vale.com/oportunidades) para profissionais já formados ou com ensino médio completo, a empresa oferece oportunidades para recém-formados e jovens que estão entrando no mercado de trabalho por meio de Programas Portas de Entrada, como Programa de Formação Profissional, Jovem Aprendiz e Estágio.

A empresa abriu 1.339 vagas por meio de seus programas portas de entrada nos últimos 18 meses no Pará. Era a chance que a Luana Seabra esperava para conseguir o seu primeiro emprego de carteira assinada. Desempregada desde 2019, quando se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), agora ela desempenha a função de trainee especialista na unidade do S11D, em Canaã dos Carajás.

“Acredito que a engenharia mecânica mais a pós-graduação na área de manutenção foram a combinação certa para conseguir o emprego, investi ainda em outros cursos durante a pandemia. Também acredito que é hora das pessoas investirem em capacitação, para conseguirem uma colocação mesmo na pandemia”, reforça.

De acordo com os dados divulgados pelo Caged, Parauapebas teve saldo positivo de 4.917 contratações, seguido por Pacajá, 2562 e Canaã dos Carajás com 2463. Integram também o ranking das cinco primeiras no Caged, as cidades paraenses de Ananindeua e Marabá, respectivamente com 1401 e 1386 em saldo positivo de trabalho formal.

Fique atento para novas vagas- Foi aberto pela Vale nesta segunda, 12/7, processo seletivo do Programa de Formação Profissional (PFP). As inscrições podem ser feitas até 23 de julho. Mais informações sobre este programa e as vagas em aberto para contratação imediata de profissionais podem ser acessadas no endereço eletrônico da empresa: www.vale.com/oportunidades. (fonte: Ascom Vale)

Comentários

Mais

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Residentes do Cidade Jardim clamam por auxílio da gestão de Parauapebas

Dentre os manifestantes que acamparam em frente à Prefeitura de Parauapebas de terça (3) para quarta (4) estavam moradores do…
Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

Justiça determina que manifestantes deixem a Prefeitura de Parauapebas

O prefeito de Parauapebas Darci Lermen não se reuniu com os manifestantes que ocupam o prédio do Executivo e correu…
Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

Moradores de 6 setores acampam na Prefeitura de Parauapebas

A manifestação iniciada na terça-feira (3) em frente à Prefeitura de Parauapebas não esmoreceu e continua ainda na tarde desta…
Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

Principal emissor de carbono, Pará se compromete a reduzir 86% das emissões de gases do efeito estufa até 2036

O Pará entrou nesta quarta-feira, 4, na lista de estados que aderiram à campanha Race to Zero (Corrida para o…
Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

Primeira escola cívico-militar do sul do Pará é inaugurada em Redenção

A primeira escola cívico-militar do sul do Pará foi inaugurada em Redenção, nesta terça-feira (3). Denominada Escola Municipal Cívico-Militar Eva…
Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

Despejados do Nova Carajás protestam na Prefeitura de Parauapebas

A terça-feira (3) foi marcada por manifestações em Parauapebas, em que associações de diferentes bairros mandaram representantes para a porta…