O Pará recebeu na madrugada desta terça (28) a 91ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde ao estado. São mais 190.710 doses da vacina Pfizer.
Segundo o governo do estado, as doses recebidas nesta terça-feira devem ser destinadas à aplicação de 2ª dose ao público-alvo definido pelos municípios, além da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos e doses de reforço para idosos a partir de 70 anos.
Na segunda, O Pará recebeu o primeiro lote de vacinas Coronavac, compradas diretamente do Instituto Butantan, em São Paulo, na última quarta (22). São 250 mil vacinas que chegam nessa primeira remessa ao Estado. Ao todo, foram adquiridas 1 milhão de doses.
Leia mais:O estado passou de 10 milhões de doses recebidas. Dessas, pouco de mais de 7 milhões foram aplicadas.
“Estamos conseguindo fazer a distribuição de doses aos municípios para atender a população da melhor forma e avançar na cobertura vacinal. Por isso, pedimos que as secretarias municipais de saúde realizem campanhas, façam a mobilização da população assim como a busca ativa de quem ainda não tomou a primeira dose. É necessário que as pessoas completem o esquema vacinal garantindo assim a imunização dos públicos alvos”, informou a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que uma equipe de logística recebeu as vacinas no Aeroporto de Belém e já organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios do estado.
O envio é feito a partir de quarta-feira (29), por via terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação, segundo a secretaria.
Desde o início da vacinação, em janeiro, o Pará recebeu 10.971.130 doses de imunizantes recebidos e destinados à população paraense, das quais, 3.817.990 são da CoronaVac/Sinovac; 3.931.800 da Oxford/AstraZeneca; 3.082.890 da Pfizer e 138.450 da Janssen.
(Fonte:G1)