Correio de Carajás

Assembleia: Encerrada com sucesso a 3ª edição do Forma Alepa

A turma, já com os diplomas em mãos após a conclusão da etapa/ Fotos: Guilherme Thorres (AID/Alepa)

PARÁ

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante os três dias de programação, profissionais renomados com vasta experiência apresentaram conteúdos atualizados

Com o compromisso de promover o conhecimento e a capacitação de prefeitos, vereadores e servidores públicos, a Escola do Legislativo, por meio do Forma Alepa/Elepa, promoveu mais uma edição de palestras tendo como polo a cidade de Bragança, conhecida como a “Pérola do Caetés”. O evento contou com a participação de representes dos 16 municípios que compõem a Região do Caetés.

Durante os três dias de programação, profissionais renomados com vasta experiência apresentaram conteúdos atualizados sobre as temáticas de Competências, efetividade e controle de constitucionalidade; Meios de Comunicação e a imagem do político; Administração pública contemporânea: novos desafios, a partir da reforma do Estado; Planejamento Estratégico na Gestão Legislativa; Técnicas e processos legislativos; Licitação e contratos.

Um dos momentos da formação, sempre contando com conteúdo especializado

De acordo com o Relatório de Atividades do Forma Alepa, ao todo, 37 municípios participaram dos ciclos de palestras desde a sua primeira edição, realizada no início de agosto na cidade de Ananindeua, com abrangência em toda a Região Metropolitana de Belém. O programa de formação continuada também capacitou gestores do legislativo, executivo e servidores públicos em Redenção, na Região do Araguaia.

Leia mais:

Mais de 800 pessoas, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores e demais servidores públicos passaram pela qualificação até o encerramento desta edição, em Bragança.

O interesse em aprender motivou os participantes a se deslocarem até o local do evento, mesmo que significasse cansaço e a ausência da família por alguns dias.

Para Márcia Alves, técnica legislativa há 26 anos da Câmara Municipal de Nova Timboteua, a distância no trajeto de 70 km entre a sua cidade até Bragança, foi compensada pelo conhecimento recebido.

“Todas as palestras foram excelentes, com profissionais altamente qualificados. E sobre os processos legislativos, temas que mais me interesso e que fazem parte da minha rotina, foram muitos esclarecedores. Tudo isso valeu a pena e vai ajudar a desenvolver melhor minhas atividades”, destacou.

O servidor da área administrativa da Câmara do município de Tracuateua, Roberto Junior revelou que assistiu todas as palestras.

Roberto Júnior, servidor da área administrativa da Câmara de Tracuateua

“O evento trouxe temas importantes e com excelentes palestrantes. Tributação, licitação e processos legislativos são as áreas que me interessam e, posso dizer, que aprendi muito com o que ouvi aqui”, afirmou.

Outro participante que ressaltou a qualidade da programação, foi o presidente da Câmara de Salinópolis, Eron Carvalho Teixeira. Para o parlamentar, os ciclos de palestras foram fundamentais para aprimorar os trabalhos dos vereadores e servidores do legislativo.

Eron Teixeira, presidente da Câmara de Salinópolis, elogiou o evento

“Parabenizo a iniciativa em trazer essa qualificação aos vereadores e servidores da região. As palestras são de alto nível e nos capacita com informações importantes, que com certeza vão ajudar muito nas nossas atividades legislativas”, evidenciou.

COMPROMISSO

Em todas as edições aconteceram assinaturas do Acordo de Cooperação Técnica entre Assembleia Legislativa do Estado e Câmaras Municipais. O acordo busca a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação.

A Escola do Legislativo ofertará o mesmo formato de capacitação na cidade de Santarém, próxima cidade a receber a equipe, com previsão para ocorrer em outubro.

“É importante que o Forma Alepa esteja presente em outras regiões do Estado”, destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Chicão. (Ascom Alepa)

Comentários

Mais

Petrobras reajusta mais uma vez preços da gasolina e do diesel

Petrobras reajusta mais uma vez preços da gasolina e do diesel

A Petrobras vai reajustar mais uma vez os preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira…
Policiais detalham salvamento de bebê engasgado

Policiais detalham salvamento de bebê engasgado

Uma criança engasgada foi salva no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, na noite da última sexta-feira (22) por policiais militares…
Instituto Miguel Chamon faz quatro dias de atendimento na VS-10

Instituto Miguel Chamon faz quatro dias de atendimento na VS-10

Nesta terça (26) e quarta-feira (27) o Instituto Miguel Chamon muda de endereço, mas continua atendendo a população do Complexo…
“Fluxo interminável de bebês”, diz mãe após parto de 9 crianças

“Fluxo interminável de bebês”, diz mãe após parto de 9 crianças

Halima Cissé, de 26 anos, deu à luz nove crianças, no Marrocos. A jovem contou que ela e o pai dos…
Polícia não tem indícios de participação de movimentos sociais e partidos em depredação de moradias populares em Pernambuco

Polícia não tem indícios de participação de movimentos sociais e partidos em depredação de moradias populares em Pernambuco

Enganoso Vídeos virais no Facebook, YouTube, Twitter e TikTok enganam ao atribuir aos movimentos sociais MST e MTST e aos…
Embrapa lança sistema AgroTag Pará

Embrapa lança sistema AgroTag Pará

A Embrapa Amazônia Oriental e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas) lançam nesta terça-feira…