Correio de Carajás

Novo recinto do Parque Zoobotânico de Parauapebas abriga 80 aves

A partir do próximo domingo, 1º de julho, quem for visitar o Parque Zoobotânico Vale, no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas, poderá conferir um novo espaço: o viveiro de imersão. O novo recinto abriga 80 aves, de 13 espécies diferentes da fauna amazônica, como Ararajuba, Arara Canindé, Arara vermelha e papagaio- verdadeiro, entre outras espécies.

O visitante poderá percorrer toda a área que tem cerca de 800m2, estando bem próximo das aves. Segundo o veterinário, André Mourão, a proposta do projeto é incentivar as pessoas sobre a importância da preservação dos animais e da natureza. “O objetivo é que o visitante tenha uma proximidade maior com o animal. Nós fizemos um formato de recinto que dá bastante conforto para essas aves, com elementos semelhantes ao ambiente natural deles, como rochas e bastante vegetação. Assim, tendo essa proximidade, que as pessoas se sensibilizem, não interfiram na natureza, não peguem animais para criar em casa e tentem ajudar bastante na conservação dessas espécies que aqui estão”, destacou Mourão.

Todos os dias da semana, os visitantes acompanhados de guias, poderão entrar no recinto de 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h. No máximo, serão permitidas 20 pessoas por visita. Nos demais horários, os animais serão observados apenas da área externa.

Leia mais:

MINA

Outra novidade é que toda sexta-feira, quem estiver visitando o Parque Zoobotânico poderá embarcar em um ônibus para uma visita à mina de Carajás. A saída é às 10h com encerramento às 12h. Serão oferecidas 40 vagas para cada visita. Para quem for participar da programação precisa seguir regras sobre vestimentas e calçados. Os visitantes precisam usar calça comprida, camisa de manga curta ou longa e sapato fechado. A idade mínima para participar da visitação é de 8 anos.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as práticas de proteção ao meio ambiente e a produção do minério de ferro. Durante a visita, o público conhecerá também o Viveiro Florestal, a Central de Materiais Descartados e o mirante da mina de N4E, onde fica lado a lado com o gigante da mineração, o caminhão fora-de-estrada.

Parque Zoobotânico Vale

Com aproximação do mês de julho, o Parque Zoobotânico se tornou uma opção de lazer para a família de Parauapebas e região, além de turistas que visitam a cidade. Para anteder melhor os visitantes, o estacionamento foi ampliado, o orquidário ganhou estrutura de vidraças e o recinto das onças pintadas foi reformado, com cobertura e paredes de vidro, permitindo uma melhor visão de quem for ao Parque.

Outra novidade são os quiosques para piquenique onde a família tem uma opção de espaço, em área adequada e sombreada, com mesas e bancos para aproveitar o lanche dentro do parque.

Horário de funcionamento do parque

O Parque Zoobotânico Vale está dentro de uma Unidade de Conservação gerida e protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O espaço é um local de conservação e possui espécies ameaçadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú. O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica. (Dayse Gomes)