Correio de Carajás

Ação social em Cruzeiro do Sul beneficia 500 pessoas da zona rural

A iniciativa visa proporcionar acesso a documentos e benefícios sociais para 500 pessoas da zona rural de Marabá e Itupiranga

Uma abrangente ação de cidadania está beneficiando 500 pessoas do Distrito de Cruzeiro do Sul I, localizado entre Marabá e Itupiranga, acontece durante esta semana (22 a 26). Promovida pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e a Empresa de Assistência Técnica em colaboração com a Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará). A iniciativa pretende proporcionar acesso a documentos e benefícios sociais para a população rural da Região de Integração Carajás.

O atendimento tem proporcionado serviços essenciais, incluindo emissão de documentos, orientações jurídicas e atividades de extensão rural. Até o momento, cerca de 250 pessoas já foram atendidas, com expectativa de dobrar esse número até o encerramento da atividade.

Os serviços de emissão de carteira de identidade foram realizados por servidores da SEJU e da Polícia Civil (PC), resultando na emissão de 168 novas carteiras de identidade. A equipe está sendo liderada pelos servidores Jayson da Silva Araújo (SEJU) e Franciele Guerra (PC).

Leia mais:

Além disso, a Emater-Pará emitiu 100 Cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que é fundamental para o acesso a linhas de crédito rural e outros benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), contando com o apoio dos funcionários do Escritório Local de Marabá Aguiberto Alves “Zico”, Richardson Mourão “Rick” e Antonio Corrêa “Correão”.

Essa importante ação de cidadania foi impulsionada por solicitações dos vereadores Wagno Godoy (Itupiranga) e Eloi Ribeiro (Marabá), com o apoio fundamental do Pastor Ribamar da Igreja Assembleia de Deus Madureira.

Ação social contou com apoio de representantes de várias entidades públicas

O encerramento está marcado para sexta-feira, dia 26, e contará com a presença de autoridades e parceiros, incluindo os gerentes Wagner André e Maria Andreylsa do Banco da Amazônia (Basa), que abordarão questões relacionadas a crédito rural e financiamento em geral.

O Coordenador Local da Emater-Pará em Marabá, Aguiberto Rodrigues Alves, o Zico, destacou que essa ação está alinhada ao Planejamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER), especificamente no subprojeto de apoio à cidadania, educação e cultura. “É de extrema importância essa parceria com a Secretaria de Justiça para promover a cidadania na região”, enfatizou.

O supervisor regional da Emater-Pará, em Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, parabenizou o Escritório Local de Marabá por essa iniciativa pioneira com a Secretaria de Justiça (SEJU): “Pretendemos ampliar para toda a nossa região administrativa”, expressou.