Na manhã da última terça-feira, 13, a Câmara Municipal de Marabá recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, antes da abertura da Sessão Ordinária. Vereadores, servidores e religiosos que estão ligados aos eventos relacionados ao Círio de Nazaré em Marabá participaram da celebração, que iniciou 9 horas, no Plenário do Poder Legislativo.
Por meio de apresentações musicais e discursos emocionados, a passagem da imagem de Nossa Senhora foi solene. Padre Peterson Roberto da Silva, coordenador geral do Círio de Nazaré em Marabá, enalteceu a homenagem que Nossa Senhora recebeu que, segundo ele, é o reconhecimento por tudo que ela faz em prol da vida das pessoas. “Homenagem, respeitar e prestigiar Nossa Senhora é uma característica do marabaense, não apenas dos católicos”, disse ele.
Padre Ademir Gramelik, por sua vez, disse que Nossa Senhora é uma mulher simples e como tal, é mãe de Jesus Cristo. “O mundo inteiro vai proclamando Maria em suas paróquias. Ela tem muitos títulos, mas o mais importante de todos, é o de Mãe de Deus, a escolhida. Neste dia, minha alma engrandece ao Senhor. Estamos celebrando 40 anos do Círio em nossa região e deste período, em 20 anos estou presente neste evento”, relembrou o pároco.
Leia mais:Ele também recordou que, quando chegou a Marabá, substituiu o saudoso padre Baltazar, que havia acabado de falecer, há 20 anos. Quando cheguei a Marabá, perguntei por que Deus me enviou para este lugar, mas hoje louvo a Deus por ser um marabaense”, testemunhou.
O vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, autor do Decreto Legislativo que instituiu a visita da Virgem de Nazaré à Câmara na semana que antecede o Círio de Nazaré no município, agradeceu ao bispo Dom Vital Corbellini por sua determinação e zelo pela família católica em Marabá e disse que sua devoção por Nossa Senhora não tem explicação, mas que ela o tem protegido e nutrido sua fé ao longo do tempo.
O bispo Dom Vital disse que está unido aos milhões atingidos pelo coronavírus e pediu aos fiéis que usem máscara, álcool em gel e se protejam. Clamou aos cientistas que descubram, o quanto antes, a vacina que blinde o povo desta doença.
“Nossa Senhora visita, mais uma vez, as pessoas que vêm à Câmara para trabalhar em benefício do povo desta cidade. Estamos celebrando 40 anos de evangelização, amor a Deus e ao próximo. Recorremos à mãe para pedirmos graças e prosseguirmos a caminhada neste mundo”, disse o bispo.
Ele também pediu que as pessoas fiquem em casa, em família, para celebrar o Círio, por causa do coronavírus. O Círio está indo nas paróquias e vamos seguir os protocolos que apresentamos às autoridades, para preservarmos vidas, que são importantes para todos. “Estamos felizes pela homenagem que a Câmara está fazendo para o Círio de Nazaré. Pedimos à Maria que abençoe esta Casa, que se torne uma casa de encontro e de amor ao próximo”.
Vários vereadores usaram a palavra para enaltecer os feitos de Nossa Senhora e sua importância para o povo católico que vive em Marabá e região.