O tempo mais harmônico e solidário do ano está chegando. Natal é época em que as esperanças são renovadas e as agências dos Correios já iniciaram a campanha “Natal nos Correios”, recebendo cartinhas que serão adotadas por aqueles capazes de tirarem sonhos do papel e deixarem transbordando de alegria crianças que mais precisam.
Essa campanha acontece em nível nacional há mais de duas décadas. Em Marabá, a agência que participa da ação natalina é a da Folha 32, na Nova Marabá. A ação é direcionada para adoção de cartas de crianças carentes e que vivem em áreas de vulnerabilidade, buscando priorizar crianças que estão ativamente em creches e escolas cadastradas. Além disso, busca incentivar o hábito da escrita.
Podem fazer pedidos ao Papai Noel crianças de até 11 anos de idade. A intenção é prática o espírito natalino e solidarizar pessoas para realizarem doações. De acordo com Fabian Braga, um dos colaboradores que se dedica ao trabalho anualmente, os pedidos mais comuns são brinquedos e materiais escolares, não sendo aceitos pedidos de eletrônicos.
Leia mais:As arrecadações são feitas na própria agência dos Correios, que conta com ajuda de empresas, órgãos públicos, instituições e pessoas que desejam adotar uma cartinha com responsabilidade. Para facilitar o processo de adoção e recebimento das cartinhas, algumas empresas entram em contato com os Correios e o procedimento pode ser feito diretamente na empresa, de acordo com a disponibilidade.
Importante ressaltar que tanto as crianças quanto os padrinhos têm a identidade preservada. A meta de arrecadação para esse ano gira em torno de 1.300 brinquedos. As entregas serão feitas pelos Correios a partir do dia 4 de dezembro nos lugares cadastrados, com apoio de instituições militares e órgãos de Segurança Pública.
Além da campanha anual dos Correios, em Marabá a ação se estenderá aos hospitais como um ato de solidariedade, por iniciativa dos próprios colaboradores das agências que pretendem levar felicidade às crianças internadas em duas casas de saúde da região, Hospital Regional do Sudeste do Pará e Hospital Municipal de Marabá.
Essa iniciativa pretende arrecadar cerca de 100 brinquedos antialérgicos para fazer a alegria de crianças internadas. O ato de responsabilidade e solidariedade motiva os colaboradores da agência, como diz Fabian: “Não há nada que pague o sorriso de uma criança, muitas têm a oportunidade de receber um presente que provavelmente não iriam receber devido à falta de condições dos pais”. Quem quiser adotar uma cartinha pode visitar a agência dos Correios que fica na Folha 32, na Nova Marabá. (Renata Evangelista)