Correio de Carajás

MPPA promove reunião para aperfeiçoamento do Projeto Qualifica

Representantes de entidades de vários segmentos se reuniram para discutir fortalecimento do projeto Qualifica

FORMAÇÃO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta sexta-feira, 3 de setembro, a Promotoria de Infância e Juventude de Marabá, por meio da promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, participou de reunião sobre a continuidade do Projeto Qualifica, que é coordenado pelo Ministério Público do Estado do Pará. Coordenado pelo MPPA e executado desde 2017, tendo qualificado até o momento mais de 700 jovens.

A reunião foi realizada com o objetivo de traçar estratégias para otimizar e aperfeiçoar o projeto, que está na sua quinta versão, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed); Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp); Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas); Obra Kolping do Brasil e do município de Marabá, representado pelo vice-prefeito e pelo procurador jurídico do município.

Na ocasião, foi pautado acerca do cadastramento de jovens e adolescentes para contratações de empresas, principalmente de jovens egressos do sistema penal. A promotora Alexssandra Muniz Mardegan pontuou que o município de Marabá é o único em todo o estado que contrata diretamente jovens egressos do sistema penal. O Obra Kolping informou que possui uma quantidade bastante significativa de alunos já qualificados e cadastrados em banco de dados próprio, a fim encaminhá-los ao mercado de trabalho.

Leia mais:

Também foram pautadas as dificuldades que alguns jovens vêm enfrentando no programa de contratação, pois, alguns alunos tem desistido dos cursos de capacitação, por ocasião do cumprimento de medida socioeducativa, pelo fato de não possuírem recursos para pagar o transporte, pois o município tem falhado em providenciar o custeio. Além disso, o Obra Kolping informou que muitos pais não incentivam os filhos a frequentarem os cursos e não os conscientizam da importância do projeto para a transformação dos adolescentes qualificandos.

Para solucionar esses problemas, a Seasp informou que foi realizada a modalidade de compra direta dos cartões-transporte referentes a demanda encaminhada pelo Creas, estando em fase de finalização da aquisição dos mesmos.

Quanto a questão do incentivo dos pais, a promotora Alexssandra sugeriu a criação de uma equipe para realização de reunião com os pais, para acompanhamento e aderência deles ao projeto no sentido de estimular e viabilizar a manutenção dos filhos durante todo o período da capacitação. O procurador do município ficou responsável por verificar a disponibilidade de servidores – psicólogo, pedagogo e assistente social – para compor a equipe, que deverá ser capacitada pelo Creas.

Sobre o Projeto Qualifica

Coordenado pelo MPPA, o projeto é executado desde 2017, com o intuito de oportunizar novos meios para profissionalização e escolarização para o público de 14 a 22 anos, tendo em vista que parte destes jovens que almejam novos rumos não possuem a escolaridade mínima exigida pelos cursos profissionalizantes na região, além da pouca oferta de vagas. Ao todo, já foram mais de 700 alunos certificados.

Os cursos são de auxiliar administrativo, informática, eletricidade, mecânica, culinária regional, manipulação de alimentos, operador de caixa e manutenção de ar-condicionado. Somado a realização do curso, os alunos recebem acompanhamento no seu desenvolvimento, orientação pedagógica, garantia de alimentação aos adolescentes que já estão no mercado informal de trabalho e direcionamento a bancos de dados de empresas locais. (Fonte: MPPA)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…