Correio de Carajás

Morre “Mestre Gaspar”, sapateiro mais antigo de Marabá

Mestre Gaspar na entrevista à TV Correio (SBT) em 2018 | Imagem: Reprodução de TV
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nota triste, muito lamentada pelos marabaenses nesta quarta-feira (3), a morte de Francisco Vieira da Silva, o conhecido Gaspar, aos 82 anos, vítima da covid-19. Ele faleceu por volta das 5 horas da manhã, no leito de um hospital particular da cidade, após alguns dias internado. Figura simples e pacata, foi sapateiro desde a adolescência, sendo até agora o mais antigo profissional dessa área ainda em atividade em Marabá, além de histórico árbitro de futebol por 30 anos.

Mestre Gaspar morreu exatos 10 dias após a sua esposa Raimunda Nonata da Silva, que faleceu por outro motivo. Com ela tinha seis filhos. Ele era cearense de Tianguá, mas veio para Marabá ainda criança, e aqui construiu a sua vida.

Leia mais:

Em recente homenagem, ao participar de vídeo da Campanha de Valorização do Idoso, material da TV Correio (SBT), em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos dos Idosos, ele narrou um pouco da sua longa história. Disse ter começado a aprender o ofício de sapateiro aos 12 anos, e que aos 15 anos já trabalhava com isso. Na época, em 2018, então com 80 anos, ele disse que pretendia perseverar nesse trabalho enquanto tivesse força.

Ele foi sapateiro de gerações de marabaenses, recauchutando solados, recuperando bolsas de couro ou até bolas de futebol, sempre na sua oficina na Av. Benjamin Constant, na Marabá Pioneira.

“Era uma pessoa maravilhosa. Um cara simples, honesto, trabalhador. Deixa um legado maravilhoso. Um cara que não precisou de status social para ser respeitado e admirado na cidade”, disse ao Correio de Carajás o filho Wiliam Vieira da Silva.

No futebol, Gaspar foi um árbitro disciplinador, e também era o mais respeitado. Apitou jogos históricos no Estádio Zinho Oliveira e em outros espaços.

“Fico muito triste, Gaspar era meu amigo desde a minha infância, quando ele já praticando o oficio de sapateiro, costurava minhas bolas de futebol. Uma alma boa que peço ao Divino Pai Eterno para que o receba ao seu lado, envio condolências aos familiares”, disse um dos amigos, o empresário Artur Damacena Carvalho.

O enterro de mestre Gaspar deverá ser ainda nesta quarta-feira, às 15 horas, seguindo as limitações do período de pandemia, com número limitado de pessoas presentes ao funeral. (Patrick Roberto)

Nesta foto, Gaspar com o filho William

A Câmara Municipal emitiu nota lamentando a morte de Gaspar:

NOTA DE PESAR

“A Câmara Municipal de Marabá vem a público se solidarizar com familiares e amigos do destacado Francisco Vieira da Silva, o popular Mestre Gaspar, 82 anos, sapateiro tradicional da Marabá Pioneira, onde morava havia décadas. Exatamente na Travessa Benjamin Constant, e conquistou uma grande clientela de toda a cidade.
Ele faleceu por volta de 5 horas desta quarta-feira, dia 3 de junho, vítima de covid-19, em um hospital da cidade.

Neste momento de dor, os 21 vereadores ratificam o voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados ao município também como árbitro de futebol no campeonato municipal por longos anos”.

Comentários

Mais

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

A menina Alice, de 5 anos, ama tirar fotos e vídeos. Ela tem um perfil na rede social Instagram administrado…
Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (25), a 89ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com 157.950 doses da…
Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de…
Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Nada menos que 18 entidades civis, a maioria de defesa da mulher e combate a violências, assinaram uma nota denunciando…
Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

O Pará contabilizou mais 334 casos de Covid-19 e 5 mortes causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família têm à disposição a nova versão do aplicativo do programa. A principal mudança consiste no…