As celebrações de Lava Pés nas cinco paróquias de Parauapebas iniciam, nesta quinta-feira (1º), a programação do Tríduo Pascal, que antecede as celebrações da Páscoa comemorada no domingo (4). Durante esta missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos.
Segundo o padre Hudson Rodrigues da Silva, pároco da comunidade Cristo Rei, no Bairro dos Minérios, as igrejas estão seguindo os critérios de segurança para evitar o contágio pela covid-19 e respeitando a lotação máxima de 50% da capacidade.
Na manhã da Sexta-Feira da Paixão (2) será realizada a Via Sacra e à tarde, às 15 horas, a Celebração da Paixão. “Durante o dia acontece a função litúrgica da celebração, da adoração da cruz e do senhor morto”. No sábado de Aleluia (3) ocorre a vigília pascal, quando é celebrado o aguardo pela ressurreição de Jesus após a crucificação no Calvário.
Leia mais:Passado o Tríduo, acontece a celebração considerada a mais importante do ano para a Igreja Católica: a Páscoa. “É a missa onde nós celebramos a ressureição do nosso Senhor Jesus Cristo”, afirma o sacerdote.
Ele explica que a Semana Santa representa, para os católicos, a história da salvação na iniciativa de Deus que, em infinita bondade, enviou o filho à terra para a salvação da humanidade. “Esses dias traduzem a bondade de Deus que nos entrega o filho para a salvação; a obediência do filho que se entrega na cruz por nós e obediência dele ao plano amoroso do pai. Estes são os dias mais importantes para a nossa fé, onde nós contemplamos o amor de Deus e ao mesmo tempo a iniciativa de Deus para nossa salvação”, conclui. (Luciana Marschall)