Até a noite de ontem (22) permanecia em estado grave, mantida por aparelhos, a conhecida médica marabaense Leda Maria das Graças Bezerra Renzo, após um AVC hemorrágico sofrido no dia 21 de janeiro. A médica está internada no Hospital da Unimed, na Cidade Nova. Ao longo desta quarta-feira colegas médicos chegaram a postar em redes sociais lamentando a “morte cerebral” dela, mas depois apagaram. Mesmo assim, como o assunto já estava na rua, muitos outros amigos da médica fizeram postagens se solidarizando com a família e despedindo dela. O CORREIO, no entanto, ouviu de profissionais que a morte cerebral não estava confirmada.
De outro lado, a chegada da filha mais velha de Leda, Gisele, era aguardada para o final da tarde de ontem, vindo de São Paulo, para ajudar nas decisões sobre a mãe. A outra filha Caroline Renzo, já estava aqui na cidade e acompanhava os procedimentos médicos.
Membro de família tradicional de Marabá, Leda é médica, atuando como clínica geral e pediatra por várias décadas, inclusive da rede municipal, tendo trabalhado por vários anos no setor de auditoria da Secretaria Municipal de Saúde e mais recentemente no Centro de Saúde Dr. Demóstenes Azevedo, de onde pediu licença em maio do ano passado para tratamento de saúde.
Leia mais:Leda Bezerra também foi vereadora de Marabá por duas legislaturas, de 1989-1992 e de 1993 a 1996. Na primeira, após o Regime Militar, teve atuação destacada no movimento embrião pela criação do Estado de Carajás ao lado dos colegas Júlia Rosa, Miguel Gomes Filho e Vanda Américo. Sua atuação, quer seja no Parlamento deste município, ou na medicina, sempre foi pautada pela ética e compromisso com o povo.
Outros membros da família Bezerra tiveram atuação destacada na saúde. O patriarca, Eduardo Bezerra, foi vereador e, juntamente com a esposa Zeca Bezerra, eram donos de uma farmácia muito conceituada na esquina da Travessa 13 de maio com a Rua 7 de junho, na Marabá Pioneira, e, além de Leda, tiveram os filhos Haroldo Bezerra (prefeito de Marabá por duas ocasiões), Marileuda Bezerra, Concita Bezerra (chefe de Gabinete da Prefeitura entre os anos de 2013 e 2016) e Amarildo Bezerra. (Da Redação)