Correio de Carajás

Marabá recebe palestra sobre marketing digital e IA, na política, com equipe da Alepa

Evento reuniu assessores parlamentares, estudantes e pré-candidatos a cargo eletivo

À esquerda, Gabriela Silva, da Elmar, com Rogério Paiva e Alda Dantas, no encerramento da palestra talk show que fizeram em Marabá nesta quinta-feira

A convite da Câmara Municipal de Marabá, a coordenadora de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Alda Dantas, e o coordenador de mídias digitais da mesma instituição, Rogério Paiva, realizaram na manhã desta quinta-feira, 14, uma palestra aberta ao público no Plenário da Casa sobre marketing digital e inteligência artificial em ano eleitoral, visando explicar para a sociedade e servidores do Legislativo como se constrói um marketing político ético, correto e transparente.

Os convidados estiveram na Rádio Correio FM na tarde de quarta-feira (13), para falar sobre o evento e o papel que desempenham dentro da comunicação da Assembleia. Há cinco anos Alda assumiu a coordenação da comunicação da Alepa e compartilha que tem trabalhado para aumentar a transparência e a proximidade com a mídia e a população.

A dupla também concedeu entrevista na Rádio Correio para compartilhar informações com os ouvintes

O JORNALISMO DA ALEPA

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Ela destaca iniciativas como a TV 24 horas, que transmite todas as sessões ao vivo, e a rádio com transmissão contínua. Além disso, há um portal online e presença ativa nas redes sociais, com conteúdo relevante e sem o uso de estratégias artificiais para aumentar o número de seguidores.

“Ao longo dos anos, o número de seguidores nas redes sociais da Alepa cresceu significativamente, alcançando quase 40 mil internautas, todos conquistados organicamente”. Segundo ela, essa conquista é um reflexo do foco na produção de conteúdo de qualidade e informação relevante para a população.

O reconhecimento desse trabalho veio recentemente, com a notícia de que a Assembleia Legislativa é finalista de um prêmio nacional. Essa conquista é motivo de orgulho não apenas para a instituição, mas também para Belém e o Estado do Pará como um todo.

“Para o futuro, os planos incluem continuar fortalecendo a transparência e o diálogo com a população, buscando sempre melhorar as plataformas de comunicação e oferecer conteúdo relevante e acessível a todos os cidadãos”, diz.

O MARKETING DA ALEPA

Rogério Paiva, servidor público efetivo há 16 anos na Alepa, também é jornalista e mestre em comunicação e jornalismo pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Recentemente, concluiu uma pós-graduação em mídias digitais, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das redes sociais da Assembleia.

Com orgulho, Rogério destaca o crescimento exponencial nas redes sociais da Assembleia, que estão prestes a atingir 50 mil seguidores. Mas mais do que números, ele ressalta as métricas de engajamento, como as mais de 5 milhões de visualizações no ano passado. Além disso, segundo ele, a plataforma Social Media Gov aponta a Assembleia Legislativa do Pará como líder nacional em envolvimento e visualizações nas mídias digitais entre todas as assembleias legislativas do Brasil.

Na redação do CORREIO, Alda e Rogério conversam com os jornalistas Chagas Filho e Luciana Araújo

RECONHECIMENTO

Esse reconhecimento é motivo de celebração, pois reflete o compromisso em produzir conteúdo de qualidade e relevância para o público: “A missão da equipe de comunicação é desmistificar a imagem da Assembleia como uma instituição distante e burocrática, tornando-a mais acessível e interessante para o cidadão comum”, afirma.

Sobre o prêmio nacional na categoria diversidade e inclusão em que a Alepa foi finalista, ele destaca o trabalho no combate às fake news e a promoção da verdade como valores fundamentais da comunicação pública. Rogério enfatiza a importância de explicar como as leis aprovadas impactam na vida dos cidadãos, tornando a comunicação mais relevante e significativa.

ELEMENTOS DO SUCESSO

Ele ressalta a importância da verdade e da empatia na política, enfatizando que uma boa imagem nas redes sociais não substitui a conduta ética e transparente offline, assunto que foi trabalhado durante a palestra na Câmara; “A política, atualmente, requer uma abordagem multifacetada, que envolve tanto a presença digital quanto ações concretas no mundo real”, garante.

Transparência, informação e imagem são elementos-chave para o sucesso político, mas não há uma fórmula garantida. Rogério encerra explicando que cada candidato deve trabalhar preventivamente para construir uma reputação sólida e conquistar a confiança dos eleitores. (Luciana Araújo, Chagas Filho e Thays Araujo)