Correio de Carajás

Marabá: PM monta grupamento para controlar filas em bancos e lotéricas

Com aumento de casos de Covid-19 confirmados na região sudeste do Pará, a Polícia Militar vai intensificar o controle de filas em bancos e casas lotéricas de Marabá, mesmo que o município esteja mantendo a contaminação sob controle, com apenas dois casos registrados desde o início da pandemia.

“Nestes últimos dias percebemos que em algumas agências bancárias e lotéricas estão se formando aglomerações na entrada, principalmente no horário de abertura da agência. Nós estamos buscando intensificar essa fiscalização para buscar o distanciamento social desses clientes, que seja de um metro e meio de distância de um para o outro”.

A declaração foi feita pelo tenente-coronel Marinho, do Comando de Policiamento Regional (CPR) II, durante coletiva de imprensa realizada por vários órgãos na Prefeitura de Marabá, nesta terça (14).

Leia mais:

Conforme ele, gerentes dos estabelecimentos já vêm tentando fazer o controle de entrada de dez em dez pessoas, mas deve ser intensificado também o incentivo ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Vamos tentar preconizar que as pessoas que estejam portando o EPI, que é a máscara e álcool 70%, seja gel ou líquido, não precisem entrar nessa contabilidade porque estão se protegendo e protegendo a terceiros. Então, no tocante ao distanciamento social, a pessoa que está com seu EPI apresenta o risco mínimo. Queremos estimular que a população de Marabá adquira o seu equipamento”, disse, ressaltando que máscaras estão sendo fabricadas em confecções da cidade e podem ser feitas também em casa.

Ainda na coletiva, o comandante ressaltou que a Polícia Militar é responsável pela fiscalização relacionada aos decretos do município e do estado, inclusive para evitar aglomerações em locais públicos.

“Estamos lançando a partir de hoje um grupamento de 32 policiais para auxiliar nessa fiscalização. Desde ontem (segunda) os parquinhos e academias ao ar livre foram fechados. Não era a intenção, a princípio, fazê-lo, mas como estava havendo aglomeração não tivemos o que fazer. Agora é aguardar ser estipulada uma cultura do município de que as pessoas se protejam e se afastem de aglomerações para gente poder reabrir”, observa.

Os policiais serão divididos em duas equipes de dezesseis que, por sua vez, formarão oito conjuntos, cada um formado por uma motocicleta com dois indivíduos. Cada equipe de 16 irá trabalhar dois dias.

FUTEBOL

O tenente-coronel ressaltou que estão proibidas as partidas de futebol em qualquer arena da cidade, uma vez que os decretos proíbem aglomerações acima de 10 pessoas e trata-se de um esporte coletivo. “Qualquer jogo de futebol está infringindo decreto e inclusive já houve fiscalização neste sentido. Houve denúncias e as equipes foram encerrar aquele movimento esportivo. A fiscalização também será intensificada nesse sentido”.

Como alternativa aos esportes coletivos, o oficial sugere que as pessoas recorram às redes sociais nas quais muitos desportistas estão ensinando como praticar exercícios físicos em casa. “Lembrando que a nossa intenção não é manter permanentemente o fechamento das academias ao ar livre, mas a gente vai discutir isso dia após dia, de acordo com a cultura do marabaense, para poder fazer a reabertura desses locais públicos para a prazerosa e saudável prática desportiva, que é tão necessária nesses tempos de contágio”, declarou. (Luciana Marschall e Ulisses Pompeu)