Correio de Carajás

Marabá passa dos mil casos de coronavírus; mortes somam 97

Os novos informes epidemiológicos que demonstram o estágio da covid-19 em Marabá e Parauapebas foram divulgados na noite desta segunda-feira (1º). Com mais dez mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 48 horas, Marabá passa a registrar 97 perdas no total, número que se alia a 1.073 casos confirmados. Parauapebas mantém quase o mesmo ritmo. No período, cinco mortes foram atestadas na cidade, perfazendo o montante de 74 vítimas fatais. O município aponta, ainda, 2.809 diagnósticos positivos da doença.

Na comparação com sábado (30), foram contabilizados 142 novos casos do novo coronavírus em Marabá, enquanto em Parauapebas o acréscimo foi de 534 testes positivos. Nas mortes, a elevação foi de 11,4% em Marabá e de 7,2% em Parauapebas. As cidades assinalam índice de letalidade de 8,7% e 2,6%, nesta ordem.

Entre as dez novas perdas em virtude da covid-19 em Marabá, estão sete homens com idades que variam de 43 (mais novo) a 87 anos (mais velho) e três mulheres com média de idade calculada em 71 anos. À exceção do homem de 43 e da mulher de 87 anos, todos possuíam fatores de risco, como hipertensão, diabetes e câncer de pele.

Leia mais:
Sepultamentos estão sendo feitos seguindo protocolos de segurança

Em Parauapebas, as cinco mortes registradas nas últimas 48 horas foram a de três homens e de duas mulheres. Conforme a prefeitura, os idosos eram indígenas. Na semana passada, a propósito, o CORREIO revelou a morte de dois indígenas da etnia Xicrin que habitavam na Terra Indígena do Kateté, situada no município.

Conforme o epidemiológico de Marabá, do total de infectados, 878 receberam alta, 47 permanecem internados, 39 estão em isolamento domiciliar e 12 se encontram em leitos de tratamento intensivo. A prefeitura relata, também, 23 casos em análise e 69 descartados.

Em Parauapebas, 806 venceram a doença, 83 seguem internados e 1.847 estão em isolamento residencial. Além disso, 2.727 casos foram descartados desde o início da pandemia e 32 continuam sob investigação.

A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou, via Twitter, que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções está atendendo 89 pacientes. Destes, 25 estão na UTI. Até então, 261 já foram assistidos e 122 receberam alta.

Com o fim do decreto de lockdown assinado por Darci na semana passada, comércio retomou operação nesta 2ª

Quarentena afrouxada

Com o fim do segundo lockdown, parte do comércio de Parauapebas retomou as atividades nesta segunda-feira (1°), data também da publicação de um novo decreto municipal sobre a adoção do plano de contingência para combater a transmissão da covid-19. O documento foi assinado pelo prefeito Darci Lermen.

O decreto pondera que, fora os servidores públicos pertencentes ao chamado grupo de risco, a administração pública de Parauapebas retornará ao expediente presencial para as atividades essenciais nesta terça-feira (2). Os trabalhos que podem ser feitos em home office, entretanto, permanecem de forma on-line.

No âmbito da administração pública, também está permitida a realização de reuniões presenciais com no máximo dez pessoas, desde que adotadas as medidas de proteção previstas pelas autoridades sanitárias.

Índices de isolamento de Marabá e Parauapebas nunca alcançaram os desejados 70% desde o início da quarentena

Isolamento

No domingo (31), a taxa de isolamento social em Marabá atingiu 48,2%. Parauapebas ficou ligeiramente adiante, com 49,4%. Esta é a medição mais atualizada da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), repartição da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A nova indicação mostra que a população de Marabá passou a obedecer às medidas de restrição, visto que no sábado (30) o índice era de 40,5% na cidade. O mesmo panorama se reflete em Parauapebas, que assinalava 43,3% de confinamento no fim de semana. As taxas ainda estão muito distantes da meta de 70%.

Governo do estado intensifica ações de combate ao novo coronavírus

Situação no Pará

O Pará registrou 99 novas mortes por coronavírus em 48 horas nesta segunda-feira (1º), e o número total subiu para 3.019 desde o início da pandemia. Ao todo, são 40.014 casos confirmados da doença no estado, 2.155 a mais no período. O índice de letalidade é de 7,5%.

O mais recente boletim da Sespa aponta, ainda, 5.541 casos descartados, 143 em análise e 28.301 pacientes que se recuperaram da doença. Isso representa 70,7% do total de infectados, aumento de 0,3% em 48 horas. (Da Redação)