Apesar da proibição que vigorava – via decreto – as praias e balneários de Marabá, desde o início de junho estavam sendo frequentadas por vários banhistas e famílias que tentavam fugir do calor e aproveitar um pouco das belezas naturais dos rios que banham o município. Agora a Prefeitura Municipal mudou a abordagem e decidiu autorizar e normatizar, de forma clara, o uso das praias, igarapés e balneários neste verão.
É do que trata o Decreto nº 216, publicado em 28 de junho de 2021 e que entra em vigor a partir desta quinta-feira, dia 1º de julho. O documento também permite o funcionamento de atividades comerciais no local. Contudo, fica proibido o acampamento e a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas após às 18h.
As embarcações que fazem o transporte dos banhistas, como barcos e rabetas, devem oferecer álcool 70% para que todos higienizem as mãos e os assentos devem passar por limpeza adequada.
Leia mais:Por fim, o decreto finaliza alterando o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que devem passar a ser fechados 1 hora.
Jader Santos, representante da Associação dos Bares e Restaurantes de Marabá, comemorou o novo horário.
“Essa é mais uma conquista nossa. Sentamos junto com as autoridades, dialogamos e graças a Deus deu certo. Muita gente está entrando de férias e temos essa tradição cultural na cidade e o movimento acaba aumentando muito nesse período. E é necessário que a gente tenha algo a oferecer para os turistas com segurança. Os bares e restaurantes estão seguindo todas as normas e com fiscalização ativa dos órgãos de segurança”, afirma.
A capacidade de funcionamento também foi alterada, agora passa a ser 60% da capacidade total.
As distribuidoras de bebidas não entraram no novo decreto e continuam funcionando até às 22h. Assim como as casas noturnas que permanecem fechadas. (Ana Mangas)