Correio de Carajás

Marabá: Exército faz simulação de rompimento de barragem

Simulação de salvamento de pessoas soterradas foi um dos pontos altos do treinamento/ Fotos: Ascom/23ª Brigada
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entre a segunda (19) e quinta-feira (22), militares do Exército Brasileiro realizaram o exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Norte, denominado de Operação Salobo. Trata-se de uma simulação de rompimento de barragem, para saber como o EB e os outros órgãos públicos deveriam agir.

Toda ação foi planejada com a Defesa Civil e demais órgãos públicos

A atividade teve como objetivo exercitar o trabalho do Exército em apoio à Defesa Civil no Município de Marabá, em um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais, e estreitar as ligações entre os diversos órgãos com encargos em caso de uma calamidade ou situação de emergência.

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com o apoio da Defesa Civil Estadual e Municipal, estabeleceu um quadro fictício de uma ruptura da Barragem de Rejeitos de Mirim, que fica na mina Salobo, localizada na Floreta Nacional (Flona) Tapirapé Aquiri, dentro dos limitares do município de Marabá, para que as ações decorrentes de tal evento fossem treinadas.

Leia mais:

De acordo com a Seção de Comunicação da 23ª Brigada, além dos militares, participaram da atividade representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), da própria Mineradora Vale, do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, da Defesa Civil Estadual do Pará, a Defesa Civil Municipal de Marabá, a Guarda Municipal de Marabá, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde, num total de 49 representantes.

A utilização de embarcações para salvamento também integrou a operação

A atividade contou com 380 militares do Exército, junto com os outros 49 agentes de outros órgãos, trabalhando de forma integrada com a Defesa Civil, simulando atividades de busca e salvamento, transporte e alojamento de desabrigados, triagem e apoio de saúde, remoção de escombros, desobstrução de vias, distribuição de itens emergenciais, emprego de meios de segurança pública em situações emergenciais e organização da estrutura de comando e controle. (Chagas Filho com informações da Ascom/23ª Brigada)

SAIBA MAIS

O treinamento chamou atenção na cidade. Pelas ruas por onde as viaturas passaram, inclusive ambulâncias, o trânsito foi interrompido e muita gente ficou sem saber se havia algo de grave ocorrendo na cidade. Felizmente foi apenas um exercício para se preparar para uma situação que espera-se que nunca aconteça.

Comentários

Mais

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Um homem identificado como Antônio Lemos da Silva e outro apenas pelo apelido de Neguinho morreram no Hospital Municipal de…
Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (17) no Bairro da Paz,…
Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar.…
Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça do Estado de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 17, em…
Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Mulher desaparece em Jacundá e é vista pela última vez em Marabá

Izabel Suelen Costa de Oliveira é procurada por familiares e amigos desde que desapareceu no dia 4 de junho, no…
Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Verdadeiro ladrão de bicicleta foi preso e é branco

Infelizmente o racismo é muito enraizado no Brasil, e por conta disso, diversas pessoas negras são acusadas injustamente por crimes…