Correio de Carajás

Marabá: Exército faz simulação de rompimento de barragem

Entre a segunda (19) e quinta-feira (22), militares do Exército Brasileiro realizaram o exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Norte, denominado de Operação Salobo. Trata-se de uma simulação de rompimento de barragem, para saber como o EB e os outros órgãos públicos deveriam agir.

Toda ação foi planejada com a Defesa Civil e demais órgãos públicos

A atividade teve como objetivo exercitar o trabalho do Exército em apoio à Defesa Civil no Município de Marabá, em um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais, e estreitar as ligações entre os diversos órgãos com encargos em caso de uma calamidade ou situação de emergência.

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com o apoio da Defesa Civil Estadual e Municipal, estabeleceu um quadro fictício de uma ruptura da Barragem de Rejeitos de Mirim, que fica na mina Salobo, localizada na Floreta Nacional (Flona) Tapirapé Aquiri, dentro dos limitares do município de Marabá, para que as ações decorrentes de tal evento fossem treinadas.

Leia mais:

De acordo com a Seção de Comunicação da 23ª Brigada, além dos militares, participaram da atividade representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), da própria Mineradora Vale, do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, da Defesa Civil Estadual do Pará, a Defesa Civil Municipal de Marabá, a Guarda Municipal de Marabá, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde, num total de 49 representantes.

A utilização de embarcações para salvamento também integrou a operação

A atividade contou com 380 militares do Exército, junto com os outros 49 agentes de outros órgãos, trabalhando de forma integrada com a Defesa Civil, simulando atividades de busca e salvamento, transporte e alojamento de desabrigados, triagem e apoio de saúde, remoção de escombros, desobstrução de vias, distribuição de itens emergenciais, emprego de meios de segurança pública em situações emergenciais e organização da estrutura de comando e controle. (Chagas Filho com informações da Ascom/23ª Brigada)

SAIBA MAIS

O treinamento chamou atenção na cidade. Pelas ruas por onde as viaturas passaram, inclusive ambulâncias, o trânsito foi interrompido e muita gente ficou sem saber se havia algo de grave ocorrendo na cidade. Felizmente foi apenas um exercício para se preparar para uma situação que espera-se que nunca aconteça.