Correio de Carajás

Marabá: Agentes de trânsito passam a usar o talonário eletrônico

Agentes do DMTU participaram da cerimônia de entrega de certificado do curso do talonário eletrônico/ Fotos: Evangelista Rocha

MUDANÇA À VISTA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A partir da próxima semana os agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbanos de Marabá (Dmtu) passarão a contar com uma nova tecnologia em seus procedimentos operacionais: o talonário eletrônico. Setenta aparelhos celulares foram adquiridos para garantir mais celeridade, segurança e facilidade no serviço prestado à população de Marabá.

Celulares serão entregues para os agentes

Em 15 de julho foi finalizado o treinamento e realizada uma cerimônia no auditório da escola municipal Judith Gomes Leitão, Núcleo Marabá Pioneira, para comemorar esse momento tão importante para o órgão. Segundo o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, os agentes realizaram os treinamentos necessário para que em poucos dias possam estar operacionalizando o novo modelo de trabalho.

“A princípio vamos coabitar os dois sistemas, o antigo – físico – e o eletrônico, até que isso seja regularizado de vez. Nós estamos trabalhando há muito tempo para fornecer um equipamento a altura do órgão, que vem crescendo e contribuindo para a sociedade de Marabá”.

Leia mais:

O talonário eletrônico é um sistema para registro de infrações de trânsito que funciona em smartphones, com acesso restrito aos agentes.

Com ele, o bloco de papel e a caneta serão deixados de lado e o processo de preenchimento trará mais eficácia e segurança. As informações cadastradas impedem adulterações e contam com imagem registrada em tempo real, podendo ser utilizada para comprovação da ocorrência, mostrando, assim, a transparência da atuação do órgão.

O serviço que será totalmente informatizado vai permitir consultar e cadastrar veículos e condutores que possam estar em situação de irregularidades.

Para Jocenilson Silva, diretor do DMTU, o tempo médio em uma autuação atualmente é de 15 minutos, agora com o talonário eletrônico esse tempo terá uma redução considerável. “Em poucos cliques os agentes farão o procedimento e preenchimento do formulário no sistema. Com essa tecnologia vamos melhorar muito a qualidade do serviço, na fiscalização ostensiva e no trabalho operacional e estatístico”, afirma.

Todos receberam certificado de treinamento do curso do talonário eletrônico

Atualmente, cerca de 300 a 400 autos de infração são feitos mensalmente pelos agentes, segundo levantou o CORREIO. Com a nova tecnologia esse número deve aumentar pela agilidade e praticidade.

Neste primeiro momento nem todos os 80 agentes de rua vão contar com um aparelho e a Prefeitura ainda vai precisar adquirir mais unidades para que toda a demanda seja coberta. Questionado sobre o número de agentes, o secretário Jair Guimarães apenas respondeu que em breve esse efetivo deve aumentar, mas não precisou quando isso deve acontecer.

Os celulares foram adquiridos através de comodato – um aluguel – e a empresas responsável pelos aparelhos, também ficará a cargo de fazer atualizações da plataforma e softwares.

“O investimento ficou em torno de 100 mil reais por mês. Para a prefeitura ficaria muito oneroso adquirir um celular para cada um. A tecnologia avança muito rápido. Esse novo modelo de serviço vai devolver á sociedade um serviço de qualidade”, respondeu, quando questionado.

Durante o encontro entre os agentes de trânsito receberam, das mãos do diretor do órgão e do secretário de segurança, o certificado do treinamento do Sistema de Talonário Eletrônico que participaram. (Ana Mangas)

Comentários

Mais

Covid-19: Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose

Covid-19: Anvisa diz que não há estudo conclusivo sobre 3ª dose

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou em comunicado hoje (23) que ainda não há evidências suficientes para uma…
ONS prevê cenário energético "sensível" até novembro

ONS prevê cenário energético "sensível" até novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou as previsões para o atendimento de energia ao Brasil até novembro e…
DJ Ivis pede perdão a Pamella Holanda em suposta carta lida pelo advogado do cantor

DJ Ivis pede perdão a Pamella Holanda em suposta carta lida pelo advogado do cantor

A cearense Pamella Holanda, vítima de agressões de DJ Ivis, revelou que o cantor enviou uma suposta carta, por meio do advogado, com um pedido de perdão.…
Rede estadual retoma aulas no início de agosto

Rede estadual retoma aulas no início de agosto

A redução do número de novos casos e de óbitos por Covid-19, bem como a adesão à vacinação contra o…
Clarice, a jovem que anda nua em Parauapebas, não está abandonada

Clarice, a jovem que anda nua em Parauapebas, não está abandonada

Uma cena comum em Parauapebas e que choca muita gente é a de uma mulher andando sem roupas pelas ruas…
Mãe pede ajuda para comprar cadeira de banho para o filho

Mãe pede ajuda para comprar cadeira de banho para o filho

Com grande parte do corpo atrofiado, conseguindo movimentar apenas uma das mãos e a cabeça, o jovem Handriw Rafael Vasconcelos…