A manhã deste sábado (31), na praça Duque de Caxias na Marabá Pioneira, o 1º Mamaço de Marabá, encontro realizado pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu cerca de 50 puérperas e gestantes. O evento serviu para que as mulheres tivessem mais informações e trocassem experiências sobre a importância da amamentação, tanto para o filho quanto para a mãe.
O encontro também serviu para profissionais de saúde passarem orientações sobre a saúde do bebê e da mamãe. As informações foram repassadas através de rodas de conversas com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Uma caminhada pelas ruas próximas a praça Duque de Caxias também esteve na programação.
Dona Cida veio com a pequena Elisa de 2 meses. Ela falou da importância da amamentação para os filhos, “A Elisa nasceu com 38 semanas e mesmo não saindo leite eu colocava ela para sugar porque não existe coisa melhor do que você sentir que está amamentando seu filho. É bom que as mães não desistam de alimentar seu filho, isso é muito importante, isso é um ato de amor”, descreve dona Cida Alves.
Leia mais:Francinalva Pereira Soares, mãe de gêmeas, também participou do evento. Ela, que já é mãe de dois filhos, agora soma-se mais duas crianças recém-nascidas. E dona Francinalva sabe da importância da amamentação na vida dos bebês. “É importante porque sei que é proteína para elas e vai ajudar no crescimento”, afirma a mamãe.
Mônica Boechaid, diretora do departamento de atenção básica da SMS, disse que o evento é uma iniciativa do Ministério da Saúde e que o município abraçou esta causa. “O evento é realizado no Brasil inteiro e nós aderimos o que o Ministério da Saúde preconiza, incentivar as mamães a amamentação, então este é um evento que vem enriquecer a um pouco a nossa atenção básica incentivando a mamãe a amamentar e todo um princípio de bem-estar que o leite traz à criança e a mamãe também”, esclarece Mônica.
O evento também serviu para divulgação da campanha de doação de leite materno. A campanha, cujo tema é: doar leite materno provoca um maravilhoso efeito colateral: salvar vidas, é organizado pelo Hospital Materno Infantil. Quem quiser doar leite, basta ligar para o número 94 3322 – 5751, ou se dirigir diretamente ao HMI na Marabá Pioneira.
(Secom PMM)