Correio de Carajás

Mais aguardada de Marabá, Corrida do Aço chega à 13ª edição neste domingo

Evento organizado pela SINOBRAS reunirá colaboradores e comunidade em percursos de corrida e caminhada neste 2 de novembro

Evento esportivo já é tradição em Marabá e é um dos mais disputados/ Fotos: Divulgação
Por: Da Redação
✏️ Atualizado em 03/11/2025 08h21

A cidade de Marabá se prepara para receber neste domingo, 2 de novembro, a 13ª edição da Corrida do Aço, um evento já tradicional que une esporte, saúde e a celebração de um marco para a indústria paraense. Organizada pela siderúrgica SINOBRAS, uma das mais importantes empresas do Distrito Industrial de Marabá, a corrida comemora o início da produção de aço no estado do Pará, reforçando a importância da siderúrgica para o desenvolvimento regional.

A largada está marcada para as 6 horas da manhã, na Praça São Félix de Valois, localizada na Marabá Pioneira, em frente à Orla Sebastião Miranda. O evento é aberto à participação dos colaboradores da siderúrgica e de toda a comunidade, oferecendo duas opções de percurso: uma corrida de 7 quilômetros para os atletas mais preparados e uma caminhada de 3 quilômetros para aqueles que desejam participar de forma mais recreativa.

Mais do que uma competição, a Corrida do Aço se consolidou como uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e à qualidade de vida, promovendo a integração entre a empresa e a sociedade marabaense em um ambiente de confraternização e bem-estar.

Leia mais:
Logo cedo, antes da largada, alongamento para abrir os trabalhos

Expansão e sustentabilidade

A SINOBRAS, localizada em Marabá, é uma peça fundamental na economia paraense. Como produtora de aços longos, a empresa passou recentemente por um ambicioso projeto de expansão que duplicou sua capacidade produtiva. A nova fase do complexo industrial incluiu a instalação da Laminação 2, com capacidade para produzir 850 mil toneladas por ano de aço laminado em bobina e spooler.

Para sustentar esse crescimento, foi construída uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV. Essa infraestrutura energética permite que a siderúrgica utilize a energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual a SINOBRAS é sócia na condição de autoprodutora, garantindo a energia necessária para suas novas operações.

O compromisso com a sustentabilidade também é um pilar do grupo. A SINOBRAS Florestal, outra empresa do Grupo Aço Cearense, é responsável pelo fornecimento de redutor bioenergético (carvão vegetal) para a produção de aço. Com mais de 48 mil hectares de plantio de eucalipto distribuídos em municípios do Tocantins, a empresa está em plena expansão para garantir a autossustentabilidade na produção de biorredutor. Recentemente, concluiu a construção de 20 novos fornos retangulares, elevando sua capacidade para 18 mil metros de carvão por mês, totalizando 48 fornos em operação com alto padrão de segurança e qualidade.

Serviço

  • O quê: 13ª Corrida do Aço
  • Data: 02 de novembro de 2025 (Domingo)
  • Largada: 6h
  • Local: Praça São Félix de Valois, Marabá Pioneira – em frente à Orla Sebastião Miranda, Marabá (PA)
  • Percursos: Corrida de 7km e Caminhada de 3km