Cerca de 200 mudas de árvores serão plantadas nas próximas duas semanas no município de Jacundá, em comemoração ao Dia da Árvore, que transcorre em 21 de setembro. A programação reúne a comunidade e instituições de ensino municipal. Agricultores e produtores rurais também serão conscientizados sobre o danos causados pelas queimadas das florestas.
A secretária de Meio Ambiente e Turismo de Jacundá (Sematur), Glaucinete Lacerda, explica que estava previsto plantar cinco mil mudas nas duas semanas, no entanto, “diante do período de verão tivemos que diminuir essa quantidade para pouco mais de duzentas mudas de pau-preto, ipês, mogno e outras árvores da Amazônia”.
Vinte e sete escolas da rede municipal vão participar do Projeto “Adote uma Árvore”, onde cada unidade de ensino irá plantar duas mudas de árvores na sede da Sematur. “O objetivo é conscientizar e sensibilizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e estimular novos hábitos por um mundo mais sustentável”, destaca a diretora de Educação Ambiental, Maria Dalva da Cruz Luz.
Leia mais:A programação da “Semana da Árvore” foi aberta nesta quarta-feira, 18, com alunos do ensino fundamental da escola Vanderlina Lopes. O grupo conheceu as instalações da Sematur e sua importância para o meio ambiente, participaram de palestras sobre educação ambiental e fizeram o primeiro plantio. Até dia 27 os alunos terão palestras sobre água, árvore, saneamento e meio ambiente, resíduos sólidos, queimadas, desmatamento, arborização, poluição, reflorestamento entre outros.
A programação segue até o dia 27 com uma ação de arborização na Vila Santa Rosa, distante 50 quilômetros da sede do município. No mesmo dia, às 10 horas, haverá uma reunião com os produtores e agricultores rurais de Jacundá na Câmara Municipal para tratar sobre as queimadas na região, com palestrante da Ideflor-Bio e Sematur.
O “Dia da Árvore” é comemorado em 21 de setembro e será celebrado durante duas semanas com diversas atividades de educação ambiental, envolvendo alunos e profissionais da Rede Municipal e Particular de ensino, profissionais especialistas em meio ambiente, estudantes voluntários entre outros.
Confira a programação:
Dia 19: A escola infantil Vinde a Mim. Haverá passeio, palestra, desfile, desenho e pintura, plantio de árvores entre outros.
Dia 20: a escola Teodomiro Neto participará da ação com passeio, palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores entre outros.
Dia 21: Dia da Árvore, estarão presentes as escolas Ester Andrade e Tancredo Neves com palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música entre outros.
Dia 23: A escola Teotônio Apinagés apresentará desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música entre outros.
Dia 24: As escolas São Francisco e Construindo os Saberes. Na oportunidade, haverá palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música entre outros.
Dia 25: A escola Criança Feliz. Os alunos participarão de palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música, paródia entre outros.
Dia 26: Escola Caminho para o Futuro. Na oportunidade, haverá palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música, paródia entre outros.
Dia 27: Alunos das escolas Maiúsculo e o COC. Haverá palestra, desfile, desenho e pintura, confecção de produtos com material reciclados, plantio de árvores, música, entre outros.
O horário da programação com as escolas é das 7h 30 min às 10 horas. (Antonio Barroso)