Correio de Carajás

Festa literária inicia sábado

Festa literária inicia sábado
Uma vasta programação literária será realizada no Centro de Convenções a partir do próximo sábado/ Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Bruxos, piratas, super-heróis, dragões, vampiros, índios, astronautas se preparam para invadir Marabá. Isso por que o mundo dos livros está chegando à cidade. Durante os dias 21 a 29 de setembro, o Centro de Convenções Carajás Leonildo Borges Rocha, receberá milhares de escritores, leitores, artistas, professores, alunos e intérpretes de toda região. O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está instalando as estruturas para 1ª Festa Literária de Marabá, evento que faz parte da 23ª Feira-Pan Amazônica do Livro e das Multivozes.

Oito municípios já confirmaram participação direta na programação cultural da feira, entre eles, São João, Itupiranga, São Félix do Xingu, São Domingos e Rondon do Pará. “Eles lançarão livros, trarão escritores, atividades musicais, de dança, poesia. Entramos em contato com os 38 municípios da região do Araguaia-Tocantins, estamos abertos a todos. O importante é que seja algo que incentive a cultura e leitura na região”, conta Genival Crescêncio, coordenador cultural da Secult.

A programação da feira inclui diariamente rodas de conversas com escritores, apresentações culturais, encontros literários, espaço infantil com oficinas e contações de histórias, além de atrações musicais. O secretario de cultura de Marabá, José Scherer, destaca que a expectativa é que se receba mais de 10 mil pessoas por dia no evento. “Ano passado foram 80 mil. Pelo trabalho que estamos fazendo esse ano, queremos levar 100 mil pessoas. Isso trás divisas para Marabá. Muita gente vem de fora, tanto escritores, quanto expositores e público. Muita gente renomada vem abrilhantar essa festa”, destaca Scherer.

Leia mais:

Todas as vozes

Assim como cada página virada trás diferentes histórias, a feira do livro também dará voz a uma temática distinta em cada dia do evento.  No domingo, dia 22, o tema será Voz dos Atores, passando pela Voz LGBTQIA+ (23), Afro-brasileira (24), Vozes do Imaginário (25), Mulher (26), Indígenas e Originarias (27), Vozes Urbanas (28) e encerrando com a voz dos escritores homenageados (29). A abertura será sábado (21) às 10 horas da manhã e a solenidade oficial será às 19h30.

Para garantir que todas essas vozes sejam compreendidas haverá intérprete de libras em todas as palestras e rodas de conversas. Estagiários da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) auxiliarão as pessoas com deficiência, tanto na acessibilidade, como também na participação durante a programação.

“Buscamos fazer com que a inclusão aconteça de fato. Que participem da programação e não que apenas possam visitar o local. Temos inclusive um mediador das rodas de conversas que é cego. O poeta, José Ferreira. Será um dia muito rico, tanto para ele quanto para nós e todos que participarem”, comenta Evilângela Lima, Coordenadora da Biblioteca Municipal e uma das organizadoras da Festa Literária.

As vozes infantis também farão parte da feira. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), alunos da Rede de Ensino Municipal farão visitas à feira. Para elas há o Espaço Imaginário Infantil, aonde acontecerão oficinas e contação de histórias. “Teremos oficina para as crianças de manhã e a tarde haverá a contação de histórias com o pessoal do Marabá Leitura. A Semed tem sido uma parceira muito forte, ativa e dinâmica em toda organização e no desenrolar da feira”, acrescenta Evilângela. (Fonte: PMM)

Comentários
Banda Pirucaba Jazz se apresenta neste domingo (19) na Praça São Félix de Valois

Banda Pirucaba Jazz se apresenta neste domingo (19) na Praça São Félix de Valois

Em visita aos estúdios da rádio Correio FM nesta sexta-feira (17), o baixista da Banda Pirucaba Jazz e membro fundador,…
Dez anos após viralizar, Magali Dançante supera depressão e luta para ser cantora gospel

Dez anos após viralizar, Magali Dançante supera depressão e luta para ser cantora gospel

Era mais um dia de luta para Tássia Gomes, no final de novembro de 2010. Fantasiada de Magali, ela agitava…
Teu signo é "pistola"? Saiba quais são os mais do zodíaco

Teu signo é "pistola"? Saiba quais são os mais do zodíaco

Certamente você conhece alguém ou já viu alguém que é do seleto grupo dos “loucos por mapa astral”, que basta…
Brega paraense é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial

Brega paraense é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial

No Pará, um sinal incontestável de que uma música se tornou sucesso é quando ela ‘vira brega’. O ritmo foi…
Drag Queen faz contação de história nesta quarta-feira em Canaã

Drag Queen faz contação de história nesta quarta-feira em Canaã

No Mês da Amazônia, as lendas e contos indígenas tomarão conta das telas de quem participar das contações de histórias…
Burger King dos EUA lança combo em parceria com Anitta em nova campanha

Burger King dos EUA lança combo em parceria com Anitta em nova campanha

O Burger King dos Estados Unidos irá banir 120 ingredientes artificiais de seu lanche. Para divulgar o novo posicionamento, a rede de franquias está fazendo parceria…