Correio de Carajás

Itupiranga: Chamonzinho propõe implantação de Defensoria Pública no Município

Registro da má condição da escola em Itupiranga, alvo do discurso do deputado
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O direito fundamental ao acesso à justiça para o cidadão com assistência jurídica integral e gratuita é uma necessidade para a população de Itupiranga, município a 50 km de Marabá. O tema foi levado ao Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) esta semana pelo deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB).  

Durante a sessão, o parlamentar discursou sobre o requerimento aprovado de número 162/2019, e encaminhado ao governador Helder Barbalho pelo seu gabinete, para as devidas providências. Ao longo da tratativa na Tribuna da Alepa, ele defendeu que a região de Itupiranga precisa ter atendimento de assistência jurídica efetiva. “Essa parcela da nossa sociedade já está há um longo tempo sem esse atendimento na cidade”.

A Constituição Federal de 1988 incumbe à Defensoria Pública a prestação da assistência jurídica, pois no artigo 134 da Constituição Federal de 1988, atribui à instituição a missão de prover esse atendimento em sua plenitude.

Leia mais:

Ainda durante o argumento, Chamonzinho destacou que o município de Itupiranga possui população acima de 50 mil habitantes e, portanto, faz-se necessária a presença de um membro de Defensoria Pública Estadual dedicado àquela população, trabalhando de forma planejada, estratégica e eficiente no exercício da missão.

“Itupiranga, com o índice populacional de hoje, precisa de atendimento efetivo e que gere pedidos, emissão de documentos, exames de paternidade, audiências públicas, mediação e conciliação, e entre outras iniciativas em prol da população em estado de vulnerabilidade”, ressalta Chamonzinho.

Outro deputado da região, Dirceu Ten Caten (PT), em um aparte a Chamonzinho, declarou que é preciso reunir os demais parlamentares para tratar da questão, e ajudar a disponibilizar as medidas orçamentárias para a Defensoria Pública do Estado.

Ao finalizar o discurso, Chamonzinho frisou sobre a importância de garantir os direitos do cidadão, inclusive sugeriu que seja feita pesquisa no sentido de avaliar quais municípios estão precisando da implantação de Defensoria Pública.

ESCOLA

Ainda sobre a comunidade de Itupiranga, Chamonzinho também levou a plenário na Alepa o clamor por melhorias na estrutura da Escola Estadual Izabel Maraipe. Durante o seu discurso, ele frisou sobre a importância da intermediação de representantes da Educação Regional do Estado. “Precisamos que os dirigentes da URE (Unidade Regional de Ensino) nos auxiliem, para que possamos fazer e apresentar o relatório à Secretaria de Educação do Estado, por providências em prol do ensino público”, destacou.

O parlamentar frisa, também, que os estudantes precisam ter educação digna, com acesso à instalações seguras e compatíveis às atividades pedagógicas, incluindo materiais como mesas, carteira, cadeiras de qualidade.  

“A situação da Escola Estadual Izabel Maraípe está precária e insalubre para o estudo, precisa ser recuperada imediatamente”, relata. (Da Redação)

Comentários

Mais

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

O presidente Jair Bolsonaro faz, hoje (21), o discurso de abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das…
Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que a existência de eventos adversos não é motivo para…
Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

O governo federal enviou ao Congresso um Projeto de Lei (PL) que limita a remoção de conteúdos em redes sociais…
Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (17) um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do Imposto sobre Operações…
Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…