Após 19 dias de atendimentos médicos gratuitos em Marabá, com clínico-geral, dentista, exames de ultrassonografia, consultas de vista e doação de óculos, as atividades do Instituto Miguel Chamon chegaram ao fim nesta terça (23) no Bairro Jardim União, Núcleo Cidade Nova, e no município. A equipe retornará, ainda, para realizar a entrega dos óculos aos pacientes que fizeram exame oftalmológico.
As carretas-consultórios do instituto trouxeram para Marabá oportunidade para famílias carentes que esperavam ser atendidas e se consultarem com uma das quatros especialidades a ação, não precisando aguardar durante meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe do Correio de Carajás esteve no local nesta terça e entrevistou a presidente do Instituto Miguel Chamon, Amanda Cavalcante, que fez o balanço desses quase 20 dias de trabalho.
Leia mais:Conforme ela, por onde passavam as carretas-consultórios havia a movimentação de centenas de pessoas. “Estamos encerrando hoje os nossos atendimentos no município de Marabá e recebemos, nestes 19 dias, uma média de 10 mil pessoas carentes”, diz.
Perguntada sobre quais as consultas mais procuradas entre os marabaense, Amanda informa que o carro chefe é a oftalmologia. “Todos os atendimentos foram muito procurados em todos os bairros que passamos, porém, o nosso carro chefe é a consulta de vista por ter um diferencial que é, além da consulta, a doação dos óculos da escolha do paciente e totalmente gratuito”.
Ainda sobre os óculos, ela continua e explica como vai funcionar a entrega para os pacientes que fizeram esse exame. “Nós estamos fazendo um planejamento para que seja entregue em cada bairro, assim como aconteceram os atendimentos, mas podendo ter uma ou outra modificação”, informa.
A presidente do Instituto também afirma que os óculos já estão em produção pela ótica contratada para o serviço e estão em planejamento as datas e locais para a entrega, sendo posteriormente divulgadas para a população. (Henrique Garcia)